NASA encontra planeta que, segundo eles, possui condições para ser habitável
Que tal se existisse um lugar bem longe do planeta Terra, que oferecesse o essencial para se viver? Pois o que é o sonho de muita gente (sair fora do planeta), parece ser algo potencialmente possível, já que o satélite TESS da NASA encontrou um novo planeta, que tem potencial de ser habitável por seres vivos, incluindo os humanos.
O planeta foi identificado como TOI 700 e ele é considerado habitável, quer dizer, está em uma região de seu sistema planetário que permite que exista água líquida em sua superfície, o que viabiliza a existência de vida no local. A descoberta foi apresentada em 10 de janeiro, em um evento ocorrido em Seattle, a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana.
Ele é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até o momento. O sistema em que ele se encontra conta com outros três planetas. E, dos quatro planetas presentes, dois deles possuem condições de serem habitáveis.
Se você “quiser ir lá”, basta ir até o sistema planetário TOI 700. Ele está a 100 anos-luz de distância de nós, na constelação Dorado. Se você chegar lá, vai reparar que ele tem características próprias, como o fato de que ele é apenas 5% menor do que a Terra, é um local rochoso e conta com uma órbita completa a cada 28 dias.
Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da NASA, afirma que o satélite TESS em questão foi projetado e lançado exatamente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra, que conta com características semelhantes, como o fato de orbitar uma estrela de forma próxima.