NASA encontra “urso” em Marte, com um “desenho” na superfície formando o rosto do animal
Ao olhar o espaço e tudo o que ele tem para ser observado, é comum encontrarmos coisas muito curiosas. E, conforme mais se investiga o espaço, mais coisas sobre ele vão sendo encontradas, o que inclui até coisas que ninguém esperava, como um urso. E um urso em Marte. Mas, calma, não estamos falando de um animal encontrado no Planeta Vermelho correndo pelas ruas como o Marvin dos Looney Tunes.
E sim de uma superfície encontrada pela NASA que lembra muito o desenho de um urso. A imagem mostra algo que parece muito com um desenho feito na areia da praia, com um círculo e crateras, que formam algo que lembra muito o rosto de um urso. O círculo é composto por crateras e uma colina, formando o rosto do animal, em um procedimento conhecido por pareidolia.
O “urso” foi visto pela câmera HiRise (High Resolution Imaging Experiment), que está na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Após avaliações, foi dito que a formação possui cerca de 2 quilômetros de diâmetro, e também foi explicado que o “desenho” foi feito através de uma cratera antiga, que com o passar do tempo, foi preenchida com materiais vindos de lama. Já os “olhos” foram feitos por duas crateras menores que sabe-se lá o motivo, são idênticas. A boca e o nariz do “urso”, por sua vez, é uma colina deformada.
A câmera HiRise faz imagens de marte desde 2006, quando o MRO começou a orbitar o planeta. A câmera captura imagens detalhadas da superfície marciana, incluindo recursos de cerca de um metro de tamanho. Esta nave orbita marte a cada 112 minutos, buscando imagens e mais imagens sobre o planeta, a fins de avaliação e estudos.
Essa não é a primeira vez que algo neste sentido foi visto em Marte, com outras formações semelhantes entregando “desenhos” como um rosto feliz em solo, além de uma cobra e um rato de rochas.