Nico Hülkenberg empata com De Cesaris como piloto com mais corridas sem vitória na Fórmula 1
No último fim de semana, o décimo lugar de Nico Hülkenberg no GP da China veio com alegria para a Haas, pois ela somou mais um ponto precioso na temporada 2024 da Fórmula 1. No entanto, para o piloto, a etapa de Xangai também representa uma marca interessante. Com 208 largadas completas na categoria, Hulk é agora, junto de Andrea De Cesaris, o piloto com mais corridas sem conquistar uma vitória.
A diferença entre De Cesaris e Hülkenberg está nos pódios. Enquanto o piloto da Haas nunca terminou uma corrida entre os três primeiros, o italiano conquistou essa façanha em cinco ocasiões: Mônaco-1982, Alemanha-1983, África do Sul-1983, Bélgica-1987 e Canadá-1989.
A melhor posição de Nico foi o quarto lugar, alcançado três vezes: Bélgica-2012, pela Force India, Coreia do Sul-2013, pela Sauber, e Bélgica-2016, novamente pela equipe indiana. Se Hülkenberg não vencer em Miami, algo muito provável já que Verstappen é o dominante da vez e a Haas está longe de sonhar com vitórias, o piloto atingirá o GP 209 sem vitórias e será o número 1 deste “quesito”.
Hülkenberg estreou na Fórmula 1 em 2010, pela Williams, e desde então passou por equipes como Force India, Sauber, Renault, Racing Point e Aston Martin, e também substituiu, em algumas ocasiões, Sergio Pérez, Lance Stroll e Sebastian Vettel em um total de cinco corridas. Ele está na Haas desde 2023, e apesar de nunca vencer, sempre foi uma escolha segura por parte das equipes a qual correu na F1.
Por sua vez, De Cesaris, em seus 15 anos de Fórmula 1, disputou corridas por uma série de equipes diferentes entre 1980 e 1994, incluindo Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia, Jordan, Tyrrell e Sauber. Sua melhor colocação na classificação de um campeonato foi o oitavo lugar na temporada de 1983, quando somou 15 pontos pela Alfa Romeo.
Os 10 pilotos com mais largadas na Fórmula 1, entre Riccardo Patrese (257 GPs) e Fernando Alonso (385 GPs), venceram corridas na categoria, com seis deles (Alonso, Räikkönen, Hamilton, Button, Schumacher e Vettel) tendo conquistado, no mínimo, um título mundial. O que significa que, se Hülkenberg terminar a temporada de 2024 e correr as próximas temporadas completas, em meados de 2026 ele passará Patrese e será o único piloto neste Top 10 sem uma vitória.
A Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para o GP de Miami, o primeiro de três que acontecerão nos Estados Unidos na temporada 2024.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord