Nintendo agora achou um novo alvo para seus advogados: canais do Youtube criando partituras de suas músicas
A Nintendo você já conhece, ela não mede esforço algum ao ativar sua equipe de advogados para processar toda e qualquer pessoa por qualquer que seja o motivo. Ela trava uma verdadeira guerra contra ROMs e emuladores, infelizmente vencendo sua briga com o Yuzu, que não existe mais, além de processar pessoas por razões realmente esdrúxulas, como falar de games cancelados, criar um mod multiplayer para Breath of the Wild e muitos outros motivos. E sua guerra sem sentido da vez é contra canais do Youtube que criam partituras de músicas dos games da Nintendo.
Talvez você já tenha se deparado com canais assim, que fazem covers de músicas de todo tipo de game em piano, e fazem vídeos mostrando as teclas sendo tocadas, bem ao estilo “Guitar Hero”, e compartilhando as partituras dessas músicas para que quem queira possa praticar e tocar essas músicas em seus próprios instrumentos. E um dos, senão o maior canal nesse estilo é o Sheet Music Boss, que faz partituras de musicas de games, séries, animes, praticamente tudo da cultura pop. Abaixo vai um exemplo com um de seus vídeos mais famosos, criando uma versão inteira em piano da música Il Vento D’Oro de Jojo’s Bizarre Adventure Parte 5: Golden Wind:
E agora, o canal Sheet Music Boss, além do canal purpleshcala, foram a público revelar que a Nintendo está ordenando a remoção de partituras feitas por terceiros da internet, especialmente do site Musicnotes, um enorme repositório online para qualquer um poder encontrar partituras de todo tipo de música, incluindo de video games e obviamente de propriedades da Nintendo.
Acontece que a Nintendo não divulga oficialmente partituras de suas músicas, de forma que quem deseja aprender a tocá-las acaba contando com o grande trabalho de artistas que traduzem as músicas para partituras por conta própria. Afinal, é completamente absurdo sequer imaginar que a única forma de ouvir essas músicas é tendo que comprar seus games, levando em conta que a Nintendo inclusive distribui DMCAs para canais no Youtube que fazem reupload de músicas dos seus games.
No fim, parece até que, depois de vencer a guerra contra o Yuzu, a Nintendo está procurando um novo alvo para seus advogados. E a esse ponto, chega até a dar medo em pensar em o que mais a Nintendo vai tentar processar no futuro. Na dúvida, não tente nem cantalorar suas músicas descontraídamente.
(Via: Kotaku)