Nintendo e Super Mario se envolvem em polêmica com o PETA

15 de novembro de 2011

Nintendo e Super Mario se envolvem em polêmica com o PETA

Geralmente games que se envolvem em polêmicas são aqueles onde há muita violência, ou tratam de temas controversos como assalto, racismo e coisas do tipo. Desta vez, porém, quem se envolveu em uma polêmica com o PETA (People for the Ethical Treatment of Animalsfoi ninguém menos que Super Mario, um dos personagens mais inocentes do mundo dos games!

 A treta começou graças à boa e velha fantasia de tanooki (guaxinim) que Mario pode usar no decorrer da aventura. De acordo com o PETA, apesar da roupa do tanooki se tratar apenas de uma fantasia no game, fica a mensagem de que o mascote da Nintendo não acharia errado usar peles de animais.

Para reforçar seu ponto de vista, o PETA criou um jogo online, Super Tanooki Skin 2D, que pode ser jogado no site oficial do grupo. No bizarro minigame, um guaxinim parcialmente sem pele persegue um Mario vestido de tanooki para tentar recuperar sua pele, em um cenário que parodia de maneira sangrenta o visual do game original!

Apesar da boa intenção, o PETA deveria se atualizar um pouco: Mario vem usando a fantasia de tanooki há mais de 20 anos, pois a primeira aparição da roupa foi em Super Mario Bros. 3, lançado em 1988!

Aliás, será que eles nunca repararam que, além das peles de guaxinim, o Mario vem pisoteando tartaruguinhas inocentes e arrancando-as de seus cascos nos últimos 25 anos?

A Nintendo lançou um comunicado afirmando que Mario se vale de diversos tipos de roupas que lhe garantem novas habilidades em seus games, tudo em prol da diversão, e que nenhuma das façanhas do encanador deve ser levada ao pé da letra no mundo real.

Esta não é a primeira (e provavelmente não será a última) vez em que o PETA bate de frente com a indústria dos games: recentemente, a organização pegou no pé da DICE e da Electronic Arts por conta de um trecho particularmente polêmico da campanha de Battlefield 3, onde o jogador pode matar ratos utilizando uma faca.

E você, acha que a postura do PETA foi correta, ou um pouco exagerada? A utilização de uma simples fantasia em um game “fofinho” como Super Mario 3D Land pode realmente passar uma mensagem de crueldade contra os animais?

Bem ou mal, fica a dica para passar o tempo neste restinho de feriado: clique aqui e ajude um pobre guaxinim a recuperar sua pele do malvado Mario no bizarro game Super Tanooki Skin 2D!

(Via: IGN)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais