Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua “Sakura” pronta para São Paulo

12 de março de 2024
Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua "Sakura" pronta para São Paulo

A Nissan entrou para a competição do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), marcando sua posição como a primeira e única montadora japonesa na categoria totalmente elétrica. Durante seus seis anos de participação, a Equipe Nissan apresentou uma variedade de carros adaptados para diferentes temporadas, cada um com características distintas.

Ao ingressar na Fórmula E, a Nissan iniciou sua trajetória com a segunda geração de carros (GEN2), notáveis pela maior autonomia da bateria, que acabou com a necessidade de troca de veículos durante a prova, uma prática comum nas quatro primeiras temporadas. De 2019 a 2022, as configurações dos carros permaneceram inalteradas devido aos regulamentos, sofrendo apenas alterações na cor da carroceria.

A transição para a terceira geração de carros (GEN3) ocorreu na 9ª temporada (2022/2023), acompanhada por uma reformulação no design da pintura dos veículos, inspirada nas cerejeiras em flor, uma tradição japonesa. Incorporar a icônica ‘Sakura’ ao visual foi uma homenagem ao DNA da escuderia japonesa, simbolizando e celebrando um novo começo.

A GEN3 introduziu avanços significativos nas especificações dos carros. A potência dos veículos aumentou em 100 kW, passando de 250 kW para 350 kW. Com a implementação da regeneração de energia na frente e na traseira, a capacidade subiu de 250 kW para 600 kW.

Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua "Sakura" pronta para São Paulo
Nissan na Temporada 6 da Fórmula E
Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua "Sakura" pronta para São Paulo
Nissan na Temporada 8
Nissan relembra a história de seus carros na Fórmula E, com sua "Sakura" pronta para São Paulo
Nissan na Temporada 7 da Fórmula E

As baterias agora são confeccionadas com minerais de origem sustentável, e suas células serão reutilizadas e recicladas ao fim da vida útil. Além disso, os carros ficaram 60 kg mais leves, enquanto as dimensões foram ligeiramente reduzidas em comprimento, largura e altura.

A seguir, confira as características específicas de cada monoposto da Nissan:

GEN2 – Temporadas 5 a 8 (2018 a 2022)

Potência250 kW
Regeneraçãotraseira (máxima, de 250 kW)
Bateria54 kW
Peso da Bateria385 kg
PneusMichelin Pilot Sport All-Weather
Material do chassifibra de carbono e alumínio
Material da carroceriafibra de carbono
Peso com piloto900 kg
0-100km/h2,8 segundos
Velocidade máxima280 km/h
Comprimento5,160 mm
Largura1,770 mm
Altura1,050 mm
Entreeixos3,100 mm

GEN3 – Temporadas 9 e 10 (2023 e 2024)

Potência350 kW
Regeneraçãofrontal e traseira (máxima, de 600 kW)
Bateria54 kW
Peso da Bateria385 kg
PneusHankook iON, que usa 26% borracha natural e fibras recicladas
Material do chassifibra de carbono e alumínio
Material da carroceriafibra de carbono e linho
Peso com piloto840 kg
Velocidade máxima322 km/h
Comprimento5,0160 mm
Largura1,700 mm
Altura1,023 mm
Entreeixos2,970 mm

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais