Notebook gamer ou PC gamer? Veja qual vale mais a pena
Os games estão em alta, mas muitas vezes antes de iniciar sua jogatina, os apaixonados pelos jogos precisam encarar uma dura decisão entre escolher um PC gamer ou um notebook gamer. Um PC pode ser uma alternativa mais barata à longo prazo, permitindo ainda uma maior personalização, o que possibilita que com o tempo o usuário realize modificações com uma maior facilidade. Enquanto isso, um laptop é extremamente atrativo por sua praticidade e portabilidade, já que você pode levá-lo para qualquer ponto de sua casa ou até para fora – no entanto, um ponto negativo é que ele te dá menos alternativas de customização e upgrades.
Dito isto, fizemos um comparativo entre esses aparelhos para ajudar a selecionar qual é a melhor alternativa para você, evitando assim frustrações futuras e um possível desperdício de dinheiro.
Vantagens do PC
1. Preço: O preço é uma das grandes vantagens de um PC gamer em relação a um portátil com uma configuração semelhante, ainda mais se você tiver conhecimento suficiente na área para comprar as peças separadamente e montá-lo. Essa diferença de preço não é tão evidente com modelos de entrada, onde os notebooks gamer apresentam um bom hardware com preço competitivo.
2. Desempenho: De forma geral, os PCs gamers tendem a ser mais potentes que os portáteis. Como são maiores, possuem mais espaço para abrigar um sistema de refrigeração mais robusto, por exemplo, permitindo assim que processadores e placas gráficas apresentem um desempenho superior.
Nas placas de vídeo da Nvidia, a exemplo da RTX3060, o desempenho apresentado no PC é 40% superior se comparado a mesma versão para notebook. Essa diferença fica ainda mais gritante no desempenho de jogos que exigem bastante das placas de vídeo – contudo, se sua preferência é por games mais leves, como aqueles disponíveis no cassino que aceita cartão de crédito, o hardware não terá um peso tão grande. Isso porque boa parte dos títulos dessas plataformas são desenvolvidos para serem jogados de computadores, tablets ou smartphones, democratizando assim o acesso ao conteúdo. No entanto, apesar de serem leves, os games ainda conseguem simular com fidelidade o ambiente dos grandes estabelecimentos de jogatina, com a grande vantagem de que o jogador não precisa sair de casa e ainda gasta pouco.
3. Upgrade e personalização: Diferentemente dos laptops, os PCs gamers permitem atualizações de forma muito mais simples, seja no hardware ou simplesmente em sua aparência. Com isso, o usuário tem uma maior facilidade em trocar um processador ou uma placa de gráfica para uma versão mais atual, assim como instalar uma iluminação por Led em seu gabinete, deixando a máquina do jeito que quiser.
Vantagens do notebook
1. Portabilidade: Como dito inicialmente, um dos maiores atrativos dos laptops é a possibilidade de levá-los para praticamente qualquer lugar, já que além de serem bem menores que os seus “concorrentes” diretos, eles ainda tem uma bateria embutida, permitindo que fique um período longe das tomadas.
2. Facilidade de uso: Outro ponto positivo é a facilidade em seu uso, já que eles são “plug-and-play” – ou seja, basta comprar, ligar e se divertir. Os componentes dos notebooks também vêm todos conectados corretamente de fábrica, dessa forma você não se preocupa tanto com as definições de hardware, como padrão de memória Ram ou a capacidade da fonte de energia em relação ao seu sistema.
3. Uso no trabalho: A depender da sua área de atuação, você precisa ter um computador pessoal com a possibilidade de carregá-lo para qualquer lugar, seja simplesmente para trabalhar em casa ou realizar suas tarefas durante um trabalho. Esse ponto é válido também para quem estuda, já que ter um computador sempre à mão pode ser um grande benefício para algumas áreas de tecnologia.