Notebook Toshiba Libretto de 1997 “vira um Mac” via Hackintosh
Foi nos anos 90 que os notebooks começaram a atingir um grande público. As primeiras soluções que traziam, de fato, mobilidade e desempenho começavam a agradar e fazer parte do dia a dia de várias pessoas. Entre vários modelos, a Toshiba tinha a sua opção, que se chamava Libretto.
O pequeno computador, que era conhecido como o menor dispositivo com Windows do mundo, tentava, em seus dias, ser o mais compacto possível. Funcionava, de certa forma, mais como um dispositivo portátil, como um tablet ou smartphone, do que um computador em si. Mesmo assim, rodava o Windows 95, o que o qualificava como notebook.
E, em uma época na qual modificações transformam todo tipo de dispositivo, chegou a vez do pequeno Libretto sofrer uma modificação. Através do YouTuber Sean, do canal Action Retro, o pequeno aparelho se tornou um Hackintosh. Hackintosh é o nome que se dá ao processo de se instalar sistemas da Apple em computadores que não são os da corporação de Cupertino.
Houve uma grande diferença na hora da instalação. O Rhapsody OS, que foi o sistema que existiu antes da chegada do Mac OSX, em 2001, foi o escolhido para funcionar no Libretto. Mas, ao invés de ter sido instalado diretamente no sistema, o YouTuber criou uma imagem de disco de um PowerBook G3 através do emulador VirtualPC, e depois transferiu todo o conteúdo para um cartão Compact Flash.
O sistema antigo da Apple foi instalado no pequeno Libretto, que roda um Pentium 166 MMX da Intel, tem 32 MB de memória RAM, e, embora seja desenvolvido para o Windows 95, tem configurações que permitem, no máximo que possa rodar o Windows Millennium. O disco rígido também foi trocado para a modificação.
Todo o processo foi registrado no vídeo que você pode conferir abaixo: