Notebook Toshiba Libretto de 1997 “vira um Mac” via Hackintosh

11 de março de 2021
Notebook Toshiba Libretto de 1997 "vira um Mac" via Hackintosh

Foi nos anos 90 que os notebooks começaram a atingir um grande público. As primeiras soluções que traziam, de fato, mobilidade e desempenho começavam a agradar e fazer parte do dia a dia de várias pessoas. Entre vários modelos, a Toshiba tinha a sua opção, que se chamava Libretto.

O pequeno computador, que era conhecido como o menor dispositivo com Windows do mundo, tentava, em seus dias, ser o mais compacto possível. Funcionava, de certa forma, mais como um dispositivo portátil, como um tablet ou smartphone, do que um computador em si. Mesmo assim, rodava o Windows 95, o que o qualificava como notebook.

E, em uma época na qual modificações transformam todo tipo de dispositivo, chegou a vez do pequeno Libretto sofrer uma modificação. Através do YouTuber Sean, do canal Action Retro, o pequeno aparelho se tornou um Hackintosh. Hackintosh é o nome que se dá ao processo de se instalar sistemas da Apple em computadores que não são os da corporação de Cupertino.

Houve uma grande diferença na hora da instalação. O Rhapsody OS, que foi o sistema que existiu antes da chegada do Mac OSX, em 2001, foi o escolhido para funcionar no Libretto. Mas, ao invés de ter sido instalado diretamente no sistema, o YouTuber criou uma imagem de disco de um PowerBook G3 através do emulador VirtualPC, e depois transferiu todo o conteúdo para um cartão Compact Flash.

O sistema antigo da Apple foi instalado no pequeno Libretto, que roda um Pentium 166 MMX da Intel, tem 32 MB de memória RAM, e, embora seja desenvolvido para o Windows 95, tem configurações que permitem, no máximo que possa rodar o Windows Millennium. O disco rígido também foi trocado para a modificação.

Todo o processo foi registrado no vídeo que você pode conferir abaixo:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais