A NVidia anunciou novas tecnologias, para Realidade Virtual e vídeos em 360 graus
A NVidia fez vários anúncios durante a GTC 2017, focados em seu mercado de PCs e gaming. Entre as novidades, tivemos o anúncio do Volta, para as suas próximas placas de vídeo, e o novo GeForce Experience, que, entre outras coisas, permitirá que até quatro jogadores joguem em Realidade Virtual ao mesmo tempo.
Separamos para você os anúncios da marca e suas respectivas explicações:
Volta, a nova era das placas de vídeo NVidia
O Volta é o nome da nova arquitetura de computação das placas de vídeo da empresa, que já tem um processador baseado nela, a placa de vídeo para data center NVidia Tesla V100, preparada para inferência e treinamento de AI, e também para acelerar HPC e trabalhos gráticos. A arquitetura é construída com 21 bilhões de transitores e traz desempenho equivalente a 100 CPUs para deep learning.
Em relação ao seu antecessor, o Pascal, a promessa é a de trabalhos cinco vezes mais competentes. A iniciativa busca atender a demanda pela aceleração de AI, com cientistas, desenvolvedores e pesquisadores precisando mais e mais de redes neurais, em seus trabalhos com a cura do câncer, veículos autônomos, ou mesmo experiências mais imersivas de uma empresa com seus clientes.
Atualização do GeForce Experience e Realidade Virtual para quatro pessoas
A nova versão do GeForce Experience, o 3.6, trará suporte para gravação e transmissão dos jogos OpenGL e Vulkan, o que significa que, o ShadowPlay poderá gravar gameplay de Minecraft e Doom a 4K em 60 FPS, sem perder nada em qualidade. O aplicativo também melhora os controles de usuário para upload e transmissão, fazendo o compartilhamento ficar mais prático e fácil.
E também anunciou um sistema multijogador para Realidade Virtual, permitindo que até quatro pessoas joguem a mesma coisa, ao mesmo tempo. Com quatro placas Quadro P6000, executando quatro máquinas virtuais em um servidor, a NVidia oferece a chance de se conectar quatro óculos HTC Vive no mesmo ambiente, permitindo então que até quatro pessoas compartilhem o mesmo espaço.
Essa tecnologia oferece oportunidades de entretenimento para parques de diversões, ou mesmo para pequenos ambientes de festas, já que a promessa é de configurações que exigem pouco de espaço e energia, oferecendo várias possibilidades: é possível, por exemplo, dois jogadores disputarem juntos um game, enquanto os outros dois que ficam de fora assistem a disputa em caráter de espectador, com câmeras específicas.
União de Realidade Virtual com 360 graus
https://www.youtube.com/watch?v=H7MgBfoDSdo
A NVidia também apresentou no GTC deste ano o kit de desenvolvimento VRWorks, que busca unir o áudio de Realidade Virtual com o vídeo em 360 graus. Compatível com o Unreal Engine 4, o VRWork oferece ray tracing em tempo real de ambientes virtuais, permitindo unir as duas tecnologias.
Com a tecnologia, o VRWorks Audio vai rastrear o caminho do som em tempo real, trazendo o som extremamente preciso quanto a tamanho, forma e propriedade do material em um ambiente físico real. E, além disso, também foi lançado o primeiro beta público do VRWorks 360 Video SDK, para capturar, unir e transmitir vídeos em 4K e 360 graus em tempo real.
Todas estas novidades poderão ser atualizada diretamente no blog corporativo da NVidia. E para baixar os kits e conhecer melhor as ferramentas, basta acessar o site da empresa.