O beta do Chrome 94 terá boas tecnologias para games em navegador

2 de setembro de 2021
O beta do Chrome 94 terá boas tecnologias para games em navegador

O Google Chrome Beta 94 foi anunciado e, com ele, grandes expectativas para games baseados em navegadores. Os WebCodecs que chegarão em breve poderão ajudar a tornar games na nuvem mais fáceis e rápidos, com o WebGPU experimental tornando mais fácil para os desenvolvedores o desenvolvimento de bons games em navegadores.

WebCodecs, conforme apresentado pelo The Verge, trata-se de API projetado para que os desenvolvedores tenham melhor acesso aos codecs de codificação e decodificação de vídeo do navegador, para liderem o melhor possível com os streams de vídeos. Atualmente, já existem vários meios de aproveitar o Chrome da melhor maneira possível para vídeos, mas não para games em nuvem, que exigem latência no mais baixo possível.

Assim, os WebCodecs garantem que não exista sobrecarga, tornando mais fácil garantir um bom fluxo de vídeo, com ajuda da decodificação do hardware. Isso, em teoria, também fará que os games possam ser rodados em máquinas mais lentas. Um grande desejo envolvendo games em nuvem é a possibilidade de se jogar jogos que nativamente, não seriam compatíveis com os computadores, com a nuvem sendo uma solução para uma boa fatia do público gamer.

Enquanto isso, o WebGPU oferece aos desenvolvedores o melhor acesso possível à potência gráfica, permitindo que se conectem à API gráfica nativa do seu computador, como o DirectX 12 da Microsoft. Assim, eles conseguem conversar melhor com a placa de vídeo, sem passar por nenhuma camada. A tecnologia busca ser uma versão da próxima geração do WebGL, que permite a estrutura OpenGL. A tendência é que no futuro, com o uso das GPUs, games mais pesados possam rodar direto no navegador.

Em 2020, o Google mencionou que o Zoom já estava interessado nos WebCodecs para suas videoconferências, enquanto a WebGPU poderia servir para renderizar modelos 3D no navegador ou para acelerar modelos de aprendizado de máquina. Ambos os fins encontram lugar no mundo dos games, especialmente se considerarmos que o Google segue com o seu Stadia em curso, mesmo com os percalços do caminho.

O WebCodecs espera-se que seja ativado no próximo Chrome 94, versão final, enquanto o WebGPU tem previsão de chegar no começo de 2022. A expectativa é que tais tecnologias permitam que o que já está em andamento, como a tecnologia de jogos em nuvem, possa ganhar dois grandes aliados para melhorias e avanços.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais