O clássico Karateka vai ganhar um documentário jogável
No ano passado, a Digital Eclipse lançou o Atari 50, um passeio interativo abrangente pela história do Atari. Nosso review aponta o jogo como um “mergulho interativo” na história da companhia em uma mistura interessante entre game e museu. Mas passado a aventura da Atari, agora oo estúdio está embarcando em outro projeto: Karateka, o jogo que Jordan Mechner criou antes de seu grande sucesso Príncipe da Pérsia.
Chamado The Making of Karateka, o novo projeto se assemelha muito ao Atari 50, mas focado em um jogo específico. Ele inclui “versões perfeitamente em pixels” dos lançamentos originais do Karateka e protótipos iniciais que você pode realmente jogar, juntamente com uma série de documentos de design e recursos de vídeo no estilo de um documentário.
Há até uma nova versão remasterizada do jogo de ação. “O que eles construíram em torno do meu primeiro jogo em 1984 é muito mais do que uma simples remasterização, ainda estou tentando compreender isso”, escreveu Mechner em seu blog pessoal.
Além disso, o estúdio afirma que o jogo é apenas o primeiro de uma nova coleção chamada “Gold Master Series”. Basicamente, a ideia é dar o mesmo tratamento do Atari 50 a uma série de jogos influentes.
“A Gold Master Series é algo que planejamos há muito tempo aqui na Digital Eclipse – projetos independentes que celebram os principais designers, estúdios e jogos que mudaram o mundo”, escreveu Chris Kohler, da Digital Eclipse, em seu post o qual fala do jogo-documentário. “Nossa missão é elevar esses jogos, apresentando-os da melhor forma possível, colocando-os em seu contexto histórico apropriado, uma abordagem que chamamos de ‘documentário interativo’.”
Dado o impacto significativo que Karateka teve nos jogos de ação, é um ótimo ponto de partida. The Making of Karateka ainda não tem uma data de lançamento definida, mas está programado para ser lançado este ano no Xbox, PlayStation, PC e Nintendo Switch.