O desarmamento nuclear de Metal Gear Solid V é impossível de acontecer. E a culpa é da Konami
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, o último game da franquia Metal Gear (Metal Gear Survive nunca aconteceu, foi um delírio coletivo! Ou pelo menos, é melhor esquecer que existiu), e o último game de Hideo Kojima, enquanto trabalhava na Konami, teve muitos conteúdos cortados pela própria Konami. E agora, jogadores descobriram que um dos grandes “segredos” do game é impossível de ser desbloqueado. Por culpa da própria Konami.
O “segredo”, entre aspas, já é conhecido pelo mundo inteiro: O game possui um recurso online chamado FOB, em que cada jogador pode criar sua própria base militar, que pode ser invadida por outros jogadores online. E dentro das FOBs, os jogadores possuem a opção de construir seus próprios armamentos nucleares, que não podem ser usados ofensivamente, mas possuem uma utilidade bem mais interessante.
Acontece que o game possui uma cutscene secreta que só poderia ser desbloqueada se TODAS as armas nucleares dos jogadores fossem desmanteladas em cada plataforma em que o game está disponível. Ou seja, se todas as “nukes” do Playstation 4, por exemplo, forem desmanteladas, os jogadores dessa plataforma poderão assistir à cutscene que comemora o desarmamento. O mesmo para o Playstation 3, Xbox 360, Xbox One e PC.
Abaixo, você pode ver essa cutscene na íntegra, que foi desbloqueada originalmente por dataminers que descobriram sua existência nos arquivos do game:
Após essa descoberta, por anos e anos os jogadores tentaram desbloquear legitimamente a cutscene. E a cutscene chegou a ser desbloqueada algumas vezes, porém logo em seguida a Konami desmentia a informação ao revelar que, na realidade, a cena não havia sido desbloqueada legitimamente, pois o número de nukes não havia atingido 0.
Inúmeras tentativas de enfim concluir esse “objetivo final” de Metal Gear Solid V foram feitas. E obviamente os jogadores passaram a questionar se não havia algo acontecendo, pois anos e anos se passaram e até hoje, nada do desarmamento nuclear acontecer.
Pois bem, estamos em 2022, quase 7 anos após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, lá em 2015. E finalmente a resposta para as dúvidas foram reveladas! Por que o desarmamento nuclear nunca aconteceu? Porque ele é impossível. E a Konami fez com que ele fosse impossível.
A descoberta foi revelada e exposta ao mundo no canal do Youtube Did You Know Gaming, um canal mundialmente conhecido e que certamente você já deve ter conferido, pelo menos uma vez. Confira o vídeo abaixo, que traça toda uma linha do tempo de eventos, do lançamento do game, até essa descoberta, e todos os elementos que contribuíram para essa revelação:
Se você não entende de inglês, aqui vai um resumo bem curto de tudo o que o vídeo fala: Um grupo de jogadores se uniu para tentar desmantelar todas as nukes juntos, escolhendo o Playstation 3 como plataforma avo, por ser aquela que tinha menos nukes do que as outras.
O grupo conseguiu reduzir todas as nukes, mas mesmo assim a Konami não validava o desarmamento. Então, a verdade foi descoberta: Havia 40 nukes que eram impossíveis de serem encontradas. Essas nukes pertenciam a contas de jogadores que ou foram banidos, ou tiveram suas contas no game deletadas, por qualquer que seja a razão. Apesar de suas contas terem sido apagadas, suas FOBs ainda existiam, e consequentemente, suas nukes. Porém, essas nukes não podiam ser acessadas por nenhum jogador, já que não havia um “jogador” para ser invadido.
E então, um plot twist: Acontece que o grupo realizou esse feito de forma ilegítima. Um hacker, conhecido como “Stefferp” foi convidado para o grupo após a descoberta dessas 40 “Phantom Nukes”, como o grupo passou a chamá-las. Ele então criou um bot que efetivamente deletava todas as nukes da plataforma selecionada de forma instantânea. Obviamente, esse hack foi descoberto, Stefferp foi banido do game e o grupo foi punido, por terem se tornado uma fachada para o hacker.
Mas, após isso, a verdade foi descoberta. Essas 40 nukes impediam que a cutscene fosse liberada. E, consequentemente, mais “Phantom Nukes” certamente existem nas outras plataformas que o game está disponível. Basta uma atualização simples nos servidores do game para deletar essas nukes que não pertencem a nenhum jogador, algo bem fácil para a Konami, não é? Bom, acontece que a Konami não quer, e não vai apagar essas nukes.
O vídeo discute várias razões pelas quais a Konami não estaria disposta a fazer isso. Uma delas sendo uma “teoria da conspiração” de que essa cutscene revelaria o Capítulo 3 do game, que, como o mundo já sabe, foi um dos conteúdos que a Konami cortou do game, antes da saída de Kojima da empresa. Segundo essa teoria, a Konami estaria efetivamente impedindo que esse conteúdo viesse a tona.
Ou, então, poderia ser puramente preguiça, desinteresse ou qualquer outra coisa. Pessoalmente, acredito que o Capítulo 3, que foi descoberto por data miners, não existe de forma completa dentro do game. Pois se existisse, já teria sido descoberto e disponibilizado há muito tempo, pelo menos nos PCs, através de mods. Mas isso nunca aconteceu.
E, infelizmente, a Konami já anunciou que desativará os servidores de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain neste mês, maio de 2022, colocando um ponto final em toda e qualquer esperança de que o desarmamento nuclear do game, algo que Kojima colocou como um segredo em seu último game pela Konami, possa ser alcançado legitimamente.
(Via: Eurogamer)