O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald’s nas Olimpíadas de 1984

20 de janeiro de 2023
O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald's nas Olimpíadas de 1984

Desde 1976, o McDonald’s foi presença constante nas Olimpíadas, pelo menos por quatro décadas. E, em 1984, com os Jogos acontecendo no próprio país, a gigante do fast-food estava animada para a competição, usando do seu patrocínio para ampliar sua presença a nível mundial, a ponto de batizar o estádio onde aconteceram as provas da natação com o seu nome.

Como parte do marketing para as Olimpíadas, o McDonald’s ofereceu uma espécie de “raspadinha”, onde quem comprasse um lanche ganharia um cupom onde havia o nome de um dos esportes do programa olímpico. Se um atleta dos Estados Unidos conquistasse a medalha de ouro, quem tivesse o cupom com o esporte correspondente, levava um Big Mac. Se o atleta conquistasse a prata, uma porção de fritas era o presente. E no caso de bronze, o prêmio era um copo de refrigerante.

O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald's nas Olimpíadas de 1984

Era o “US wins, you win”, onde foi promovida a ideia de torcer pelos atletas do país, enquanto incentivava a ida para a lanchonete, para resgatar seu Big Mac, mas comprar refrigerante ou fritas, ou ganhar fritas e comprar um Big Mac, entre outras possibilidades. Para garantir uma promoção sustentável, foi usado como estimativa as medalhas conquistadas pelos EUA nas Olimpíadas de 1976, em Montreal: 94 medalhas, incluindo 34 medalhas de ouro, 35 de prata e 25 de bronze.

O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald's nas Olimpíadas de 1984

A ideia era ótima, mas esqueceram de um detalhe: da União Soviética. Os soviéticos, que haviam sediado as Olimpíadas quatro anos antes, estavam na conhecida Guerra Fria, justamente com o país que sediaria o atual evento. E os EUA haviam boicotado as Olimpíadas de 1980, junto com outros 69 países, mais outros que, embora participaram, deixaram para os atletas a vontade de ir até Moscou ou não.

Em 1984, no entanto, veio o troco: a União Soviética, junto de outras 13 nações influenciadas por Moscou, boicotaram os Jogos em Los Angeles. Além deles, Irã e Líbia, alegando motivos diferentes, também ficaram de fora. E o resultado movido pela política significou um passeio dos EUA nos Jogos. Afinal de contas, sem potências olímpicas rivais e competindo em seu próprio país, os atletas dos Estados Unidos ganharam 174 medalhas, quase o dobro conquistado em Montreal. E, para piorar (para o McDonald’s), 83 das medalhas era de ouro, o que ampliou, e muito, a busca por Big Macs gratuitos em suas lanchonetes.

O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald's nas Olimpíadas de 1984
Matéria do New York Times falava da promoção em 1984

O prejuízo foi tão grande, que cerca de 6 mil restaurantes, conforme reza a lenda, sentiram falta de elementos para fazer seus sanduíches. Também reza a lenda que muita gente aproveitou para fazer as refeições diárias a base de medalhas de ouro, cupons e Big Macs. E uma destas pessoas foi Homer Simpson, e ele relembra isso no episódio “A Primeira Palavra de Lisa”, exibido em 1992, na quarta temporada.

O McDonald’s da vez era a famosa Krusty Burger, a lanchonete do palhaço Krusty. No episódio, voltamos a 1984, quando Lisa ainda era uma bebê que não falava, e vemos o palhaço anunciando a sua promoção, mas mostrando por trás das câmeras o seu “truque”. Ele havia manipulado os cartões, colocando os esportes nos quais os soviéticos eram os francos favoritos ao ouro. Com o boicote soviético, o prejuízo do palhaço foi calculado em US$ 44 milhões, com o Homer fazendo, literalmente, todas as suas refeições em sua lanchonete.

O dia em que Os Simpsons tiraram sarro da promoção do McDonald's nas Olimpíadas de 1984
Os EUA ganhavam ouro enquanto Krusty perdia tudo

O desenho lembrou deste fato no episódio que foi ao ar em dezembro de 1992, ano em que as Olimpíadas foi em Barcelona. Naquele ano o McDonald’s não repetiu a promoção, porém usou desta mesma estratégia em mais duas oportunidades: nos Jogos de Seul, de 1988 e nos outros Jogos que aconteceram nos EUA, que foi a de Atlanta, em 1996. A parceria do McDonald’s com as Olimpíadas terminou em 2017.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais