O dia que as Tartarugas Ninja tiveram um crossover com as… Tartarugas Ninja
Crossover é a “arte de unir dois universos diferentes”, garantindo aos fãs aventuras diferentes em um ambiente que propõe situações únicas. E, entre vários cruzamentos entre universos, temos as Tartarugas Ninja, que adoram participar de aventuras com outros personagens. Batman, Power Rangers, Arquivo X e tantos outros produtos de mídia já tiveram a oportunidade de gritar Cowabunga junto aos comedores de pizza preferidos de 10 em cada 10 crianças dos anos 80.
Mas as Tartarugas Ninja levam essa história de crossover tão a sério, que já fizeram participação especial em seu próprio desenho animado. Ou melhor: as Tartarugas Ninja dos anos 80 encontraram as Tartarugas da Nickelodeon em 2012, em um episódio especial que uniu as duas gerações de personagens em uma só história.
Isso tem muito a ver com a história dos personagens. Nascidos nos quadrinhos em 1984, ganhando o famoso desenho animado em 1987, que lançaram as Tartarugas como ícones da cultura pop que são até hoje. Com episódios exibidos até 1996, os personagens fizeram muito sucesso, venderam muitos produtos, ganharam bons games e até filmes.
O tempo foi passando e, em 2009, foi a Nickelodeon que obteve os direitos sobre os personagens, lançando em 2012 uma série que, se por um lado propunha um pouco mais de ação, por outro buscava manter um pouco do humor que o desenho dos anos 80 entregava, entre cada “episódio da semana”.
O crossover traz as tartarugas “mais modernas” na luta pelas peças do Coração das Trevas, com o Fugitoid detectando uma anomalia transdimensional em torno das tartarugas. A anomalia “suga” os personagens, levando-os para o ano de 1987, onde encontram as Tartarugas daquela época. Já nos anos 80, as “oito” Tartarugas precisam se unir para impedir que Krang ative o “Dimensionizador”, um dispositivo que destrói dimensões e, com isso, traria um caos jamais imaginado.
Krang então resolve ir para 2012, em um episódio que conta com dois times de Tartarugas no encalço para combater o vilão em uma aventura que une o melhor dos dois mundos, incluindo o clássico Technodrome de 1987. Obviamente a confusão é resolvida, como todo episódio. Mas, é daqueles desenhos que é preciso assistir você mesmo para ter a experiência nostálgica completa.
Mesmo que você tenha “pulado” as Tartarugas de 2012, vale a pena pelo menos ver este episódio. É possível encontrar tal episódio na Paramount+, uma vez que os personagens hoje, nos desenhos, pertencem à Nickelodeon, da mesma Viacom que controla o serviço de streaming.