O Dreamblade é, até o momento, o mais próximo que temos de um Dreamcast Mini
A SEGA ainda não divulgou detalhes sobre seu possível próximo microconsole, mas, considerando os sucessos do Mega Drive Mini e do Mega Drive Mini 2, a especulação (e a torcida) cresce em torno da possibilidade de um Dreamcast Mini.
Embora o lançamento oficial (se é que alguém na SEGA está trabalhando hoje nisso) possa estar distante, os entusiastas da modificação já estão fazendo a sua parte, como evidenciado pelo projeto da Wesk Mods. Após experimentar com um Wii diferente e explorar a ideia de um Dreamcast portátil, a Wesk Mods iniciou o desenvolvimento do ‘Dreamblade’ – uma versão compacta do console da SEGA que opera com duas linhas de tensão (3,3v e 2,0v). A remoção da unidade óptica foi necessária para reduzir o tamanho do sistema, sendo substituída por um GDemu ODE.
Até o momento, o cartão SD não é facilmente acessível, requerendo a desmontagem da unidade para removê-lo. Embora ainda haja ajustes a serem feitos, a Wesk Mods planeja incorporar um PCB flexível entre a placa-mãe e o GDemu, bem como outro entre a placa-mãe e a placa controladora.
Um PCB personalizado está em desenvolvimento para a parte traseira da unidade, que abrigará a porta AV, entrada de energia e um slot para o cartão SD, tornando-o acessível sem a necessidade de desmontar o console. Além disso, estão previstos controles de touchpad sob os botões simulados na parte superior do gabinete – um para energia e outro para trocar discos no ODE. Mesmo em sua fase inicial, o Dreamblade impressiona, deixando ansiosos para acompanhar seu desenvolvimento futuro.