O Dreamcast teve uma participação pequena, mas importante, no desenvolvimento de GTA III
Quando Grand Theft Auto III estreou no PlayStation 2, o mundo dos games viveu um daqueles raros momentos que dividem águas, popularizando o conceito de sandbox de mundo aberto 3D e colocando a desenvolvedora Rockstar North como gigante no mapa da indústria.
No entanto, o que muitos não sabem (e eu também não, até ontem) é que este game histórico, e polêmico, tem uma dívida de gratidão com o Dreamcast da SEGA, uma vez que o jogo teve suas origens em demonstrações tecnológicas feitas para esta plataforma.
A Time Extension trouxe relatos de Gary Penn, ex-produtor da DMA, e Alan Jack, ex-engenheiro de suporte da mesma empresa, após o lançamento de Space Station Silicon Valley em 1999, a equipe futura responsável por Grand Theft Auto estava à procura de um novo projeto.
Enquanto isso, outra equipe trabalhava no Grand Theft Auto II em 2D e outra começava o desenvolvimento do que seria Manhunt. O futuro da franquia não estava claro até que alguns programadores apresentaram uma demonstração de tecnologia 3D de uma cidade que estavam construindo, liderados por Leslie Benzies.
Ainda segundo a publicação, a equipe enfrentava dificuldades para criar um mundo aberto em 3D, mas progressos foram feitos. Uma sugestão de Dave Jones, fundador da DMA, transformou o projeto em um jogo baseado na licença de Godzilla.
O jogo foi imaginado como uma experiência em que os jogadores controlariam o monstro, com mecânicas de jogabilidade que envolviam explorar e destruir a cidade, inspiradas em tecnologia demonstrada no Dreamcast.
No entanto, a aquisição da DMA pela Take-Two em 1999 mudou os rumos do estúdio, e da história dos games, consequentemente. A equipe foi transferida para Edimburgo, tornando-se a Rockstar North, e concentrou-se no desenvolvimento do Grand Theft Auto III para o PlayStation 2. Embora tenha havido um breve período de desenvolvimento do jogo para o Dreamcast, ele foi rapidamente abandonado devido a questões comerciais.
Apesar de nunca ter se concretizado, o breve envolvimento do Dreamcast no desenvolvimento de Grand Theft Auto III mostra que o console teve papel significativo que a plataforma teve na evolução da série para a terceira dimensão. E nos faz pensar se, caso tivesse sido lançado para o 128-bits da SEGA, como que a história dos videogames teria se desenrolado de forma completamente da qual nós conhecemos hoje.
Você pode conferir o artigo completo, com declarações dos envolvidos, na Time Extension.
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord