O GameShark vai voltar, mas agora como uma “ferramenta de trapaça por IA”
A GameShark, velha conhecida por seus dispositivos de trapaça em videogames, está fazendo um retorno inusitado. A marca agora está sendo licenciada pela Altec Lansing, uma empresa de eletrônicos de áudio, que anunciou o desenvolvimento do AI Shark, um assistente de trapaça baseado em inteligência artificial para consoles modernos.
Em um comunicado à imprensa, a Altec Lansing destaca que “o inovador software de jogos está prestes a revolucionar a experiência de jogo”, prometendo melhorias significativas para os jogadores iniciantes. Desta vez, ao invés de fornecer tradicionais códigos de trapaça para saúde infinita ou munição, esta nova versão do GameShark oferecerá sugestões e dicas geradas por IA para aqueles que enfrentam desafios no jogo.
O comunicado também revela que o AI Shark está programado para ser lançado em setembro, coincidindo, segundo seus desenvolvedores, com o lançamento do “Switch 2”. Mas é óbvio que esse anúncio causou certa agitação, pois a Nintendo ainda não divulgou a data de lançamento oficial de seu próximo console. Será que a marca de trapaças trapaceou também na divulgação da data do novo console da Nintendo?
Mas sabendo que mexeu em um vespeiro, a Altec Lansing recuou no anúncio, afirmando que “espera o lançamento do Switch 2 neste outono” e que não possui informações privilegiadas sobre a data de lançamento. O GameShark original foi desenvolvida pela InterAct em 1996 para o Sega Saturn e PlayStation.
Tinha como diferencial a memória flash, que salvava as trapaças, eliminando a necessidade de inserir códigos de trapaça a cada uso, como acontecia no concorrente Game Genie. Uma versão para o N64 foi lançada em seguida, permitindo aos jogadores usar cartuchos de diferentes regiões. Além disso, o SharkWire Online foi introduzido como uma alternativa não licenciada ao serviço Randnet da Nintendo, o serviço online do antigo 64DD.