O GPD Win 3 traz um misto de PC com celular gamer
O GPD Win chamou atenção, em 2017, por trazer um conceito curioso e interessante: um PC para games, com Windows, mas com o formato de portáteis como o 3DS. No ano seguinte, a sua segunda versão manteve a essência, mas prometia rodar mais games, incluindo GTA V. E, em 2021, o conceito chega em sua terceira versão, com algumas novidades.
Desta vez, sai o conceito “3DS” para algo mais parecido com o Switch, ou com um smartphone, quando conectado a um controle bluetooth. E com direito a tela flip, que guarda um teclado, como acontecia em aparelhos como o Xperia Play, ou alguns celulares dos anos 2000, como o N95.
O conceito busca apresentar um legítimo computador de bolso, como o próprio GPD Pocket, da mesma fabricante. Possui tela de 5,5 polegadas e 720p de resolução. Como computador, há o teclado escondido pela tela flip, e os botões nas laterais, para o gameplay, assim como no Switch.
O pequeno computador roda Windows 10 e vem com Intel Core i5 11ª geração, podendo ser turbinado com um Core i7. Vem com 16GB de RAM e SSD de 1TB, com GPU Intel Xe. Acompanha, ainda, WiFi 6, Bluetooth 5.0, entrada pra cartão microSD, porta USB-A, e uma Thunderbolt USB-C 4.0, que é a porta de recarga do aparelho.
E, ainda falando de conceito de Nintendo Switch, o GPD Win 3 pode ser acoplado em um Dock, que além de transformá-lo em um computador de mesa, também expande as conexões, com:
- 3 USB 3.2 Gen2 Type-A, todas de 10Gbps;
- 1 USB 3.2 Gen2 Type-C de 10Gbps;
- 1 HDMI 2.0b com largura de banda de até 18Gbps até 32 canais, 48bits e suporte a HDR.
- 1 porta de rede RJ45, cartão de rede autoadaptável 10/1000Mbps.
Em seu canal oficial, é possível ver games como Devil May Cry 5, Death Stranding e Red Dead Redemption 2 rodando no aparelho. Veja o game Western da Rockstar rodando no pequeno:
Em financiamento coletivo, é possível conferir tudo sobre o dispositivo, em uma apresentação completa. Sua meta é a de US$ 200.000, e vale lembrar que nós, brasileiros interessados em adquirir o aparelho, temos que lidar com questões aduaneiras.