O GTA Online poderia ser realidade já em 1999, muito antes do sucesso atual
Atualmente, o GTA Online é a galinha dos ovos de ouro da Rockstar. O sucesso da iniciativa de levar os jogadores ao mundo online do GTA V deu tão certo, que o estúdio simplesmente está mantendo o seu jogo ativo por quase dez anos, sem investir em nenhum lançamento, diferente dos anos 2000, onde tivemos em um intervalo de dez anos, o lançamento de dez títulos, entre games para consoles, portáteis ou DLCs grandes, como os episódios de Liberty City.
Mas, apesar de ter “engatado” apenas com o game de 2013, a Rockstar (ou DMA Design) já planejava em levar a insanidade de GTA ao mundo online ainda nos anos 90, com um projeto que não foi para a frente, mas que já trazia a intenção do estúdio, anos antes até da investida de sucesso no mundo 3D. Em 1999, GTA não era o fenômeno de hoje, mas já era bem conhecido.
Naquele ano, o segundo jogo continuaria a aventura original, de 1997, além de uma expansão, em Londres (a única vez em que GTA aconteceu em uma cidade com nome real, inclusive), continuavam as polêmicas levantadas dois anos antes, com um game que trazia o que já conhecemos hoje, mas que chocou muita gente naqueles dias. Mas, além do choque, o jogo já fazia sucesso, o que justificaria uma versão online.
A PC Zone #83, de dezembro de 1999, trazia uma pequena nota sobre o tal game. Com o título “No Stopping GTA”, ou “GTA sem freio” em tradução livre, o artigo falava tanto de um “GTA 3D”, que conhecemos hoje como o GTA III lançado em 2001, e o tal do GTA Online, que apesar da revista não saber se o jogo seria tridimensional ou usaria o formato original do jogo, aponta que o jogo permitiria que jogadores de países específicos jogassem entre si.
Veja a nota traduzida abaixo:
Tendo um estalo da DMA Design e da publisher Infogrames, a Take 2 tem grandes planos para a desenvolvedora escocesa, com ambições de expandir a série Grand Theft Auto para dois jogos a mais. GTA 3D será o óbvio próximo passo, levando o crime do jogo para as cidades 3D, com jogadores podendo andar por elas, em um estilo Quake, além de roubar vários carros em uma variedade de cidades.
Grand Theft Auto: Online Crime World é uma ideia diferente, com servidores pelo mundo permitindo você dirigir com e contra outros jogadores em cidades locais. Isso significa que jogadores dos EUA podem dirigir apenas em cidades dos EUA, mas nós não sabemos ainda se o Crime World será 3D ou top-down. De qualquer forma, uma visão 2D parece ser mais viável nesse estágio. Manteremos você atualizado com datas de lançamentos de ambos os games.
Em 1999, jogo online era coisa apenas de computador. E ainda era algo bem recente, e praticamente inexistente no Brasil, salvo por pessoas mais dedicadas que investiam pesado para ter os recursos online. Nos anos 2000, com MMORPGs e jogos como Unreal ou Counter-Strike, que o online foi evoluindo. Nos consoles, o Dreamcast já oferecia, naqueles dias, jogatina online, mas apesar da Tec Toy lançar o sistema aqui, também era algo “para poucos”.
Assim, o mais adequado para um projeto destes, no final do século XX, era mesmo um game que usasse o que o estúdio já dominava bem, ou seja, a famosa visão “por cima” dos jogos originais, em um game de PC que permitiria tal acesso, porém com a citada limitação entre cidades acessíveis, algo esperado naqueles dias. Mas é interessante também ver que a nota cita o “GTA 3D” como um jogo que oferece “variedade de cidades”, o que leva a gente a pensar que, já naqueles dias, a Rockstar já pensava em fazer várias cidades tridimensionais, que conhecemos depois: Liberty City, Vice City e a San Andreas com suas cidades e condados.
De qualquer forma, como você deve imaginar, o tal GTA Online de 1999 nunca passou desta nota. Mais nada foi falado a respeito, o que nos leva a acreditar que a Rockstar “engavetou” a ideia, focando em seu jogo tridimensional, o que se mostrou como a aposta correta, já que GTA III não foi apenas um sucesso, mas foi um game que revolucionou a indústria, ditando o conceito de jogos de mundo aberto, usado em vários outros games, até hoje.
Já o online, iria aparecer de forma gradativa no game. GTA IV recebeu modos online, o que incluía a famosa conquista/troféu “Let Sleeping Rockstars Lie”, que pedia para o jogador matar alguém da equipe do jogo circulando pela Liberty City online. A conquista/troféu era viral, pois depois era possível obtê-lo matando pessoas que já tinham a conquistado anteriormente.
Mas foi apenas com o GTA V que o recurso enfim entregou o que a Rockstar queria, além de se tornar um enorme sucesso. O modo é extremamente popular, é jogado pela comunidade até hoje, e fez mudar muita coisa sobre o que é GTA, já que o próximo game da série, que ainda não foi nem anunciado direito, com certeza terá uma enorme atenção para as funcionalidades online, para manter os jogadores ocupados em suas ruas por muitos anos.