O iPhone 15 será, enfim, o console que a Apple sempre quis?
Toda vez que chega um novo smartphone, muito é falado sobre suas capacidades, e, com isso, os games que tal aparelho poderá rodar. Sabemos que os jogos para smartphones evoluíram muito nos últimos anos, assim como também sabemos que, se no princípio os games buscavam ser equivalentes aos consoles, hoje em dia os grandes sucessos móveis contam com menos apelo visual, focando em outros elementos, como os sociais ou o multiplayer.
Mas, pelo visto, a Apple quer mudar isso. Com o seu Apple Arcade, a empresa já apresenta jogos bem interessantes, como Oceanhorn 2, que apareceu primeiro por lá, e Fantasian, que também saiu primeiro no serviço, sendo um RPG feito pelo criador de Final Fantasy. Já faz algum tempo que se fala das intenções da Apple de se aproximar mais do mercado AAA de games. Um papo mais antigo dizia respeito à Apple TV, que poderia ser a porta de entrada para um serviço de games que entregaria mais jogos conhecidos.
Mas, pelo visto, a Apple escolheu o seu produto mais vendido, o iPhone, para fazer esta transição. Após a confirmação da compatibilidade de Death Stranding com dispositivos Mac, a Apple surpreendeu ao anunciar que o jogo será totalmente jogável no novo iPhone 15 Pro. Este título se junta a outros grandes AAA, como Assassin’s Creed Mirage, Resident Evil 4 e Resident Evil Village, que também serão suportados por este smartphone de última geração.
A revelação ocorreu durante o tradicional evento de lançamento do topo de linha da Apple. Segundo a fabricante, a capacidade de executar esses jogos no iPhone 15 Pro será viabilizada pelo novo processador A17 Pro, o primeiro chip de 3 nanômetros do setor, equipado com tecnologia de ray tracing.
De acordo com a transmissão ao vivo, a expectativa é que Death Stranding esteja disponível para o smartphone ainda neste ano, juntamente com Resident Evil 4 e Resident Evil Village. Enquanto isso, o aguardado port de Assassin’s Creed Mirage só deve chegar no início de 2024. Assassin’s Creed também terá uma versão móvel, o Codename: Jade, que também impressionou em suas primeiras apresentações.
A tecnologia para jogos no iPhone 15 Pro é realmente impressionante, com melhorias notáveis em todo o seu chip. A nova CPU, por exemplo, é até 10% mais rápida graças a melhorias na microarquitetura e design, enquanto o Neural Engine, agora até 2x mais rápido, aprimora recursos como correção automática e voz pessoal no iOS 17. A GPU de classe profissional também impressiona, sendo até 20% mais rápida e proporcionando novas experiências, com um design de 6 núcleos que eleva o desempenho e a eficiência energética.
Além disso, a adição do ray tracing acelerado por hardware, que é 4x mais rápido que o ray tracing baseado em software, promete gráficos mais suaves e experiências de realidade aumentada e jogos ainda mais envolventes. Algo impensável em um smartphone alguns anos atrás. E que mostra que a Apple, que já tentou se aventurar nos games várias vezes, incluindo até o infame Pippin, já escolheu o seu cavalo para correr no disputado mundo AAA.
Como vantagem atual, a Apple conta com suporte aos principais controles em seus iPhones mais recentes, além do fato dos jogos serem facilmente transportados para as telas grandes através do AirPlay, recurso já presente em algumas TVs e disponível em dispositivos como os da Roku, que podem ser comprados por cerca de 290 reais.
O iPhone 15 Pro já está disponível no exterior e estará disponível no Brasil na versão com 256 GB de armazenamento pelo preço de R$ 10.000.