O Mario “visita o Brasil” em uma hack bem especial de Super Mario World
O Mario adora visitar castelos, desertos e esgotos. Mas e se ele resolvesse sair do Reino dos Cogumelos e visitar o Brasil? Pois um modder chamado Marcos Moutta resolveu dar um passaporte para o bigode da Nintendo, para que ele pudesse vir ao Brasil, modificando o Super Mario World. Chamada de Mario Goes To Brazil, vi primeiro lá no canal do Ruivo, e gostei bastante da ideia.
A ideia de visita ao nosso país é levado a sério, pois o mapa que Mario visita é exatamente o nosso, com a primeira fase acontecendo no Rio de Janeiro. Seguindo a tendência daqueles jogos bem difíceis de Mario, os jogos são bem complicados de se jogar, com muitos inimigos, armadilhas e exigência de saltos perfeitos.
Os cenários, obviamente, foram adaptados para a realidade brasileira. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem o Pão de Açúcar ao fundo, com as famosas calçadas de Ipanema e a praia de cenário. Em São Paulo, temos prédios e algo que remete ao Rio Tietê, e no Sul, temos a região dos pampas, com chuva e cenários característicos. Até a Mata Atlântica tem destaque, de uma forma especial.
Aqui, o desenvolvedor resolveu homenagear o Sonic de Master System. Ele transformou a mata na Jungle Zone do game, com direito até a uma versão da clássica música do game da SEGA. Trata-se de uma hack ROM bem caprichada, em todos os detalhes. E ainda falando de trilha sonora, também é possível ouvir, logo na primeira fase, Tico-Tico no Fubá, música do compositor brasileiro Zequinha de Abreu, lançada em 1917, mas que ficou imortalizada mundialmente anos depois, com a interpretação de Carmem Miranda.
Dá só uma olhada em como o game ficou:
O hack está disponível como um patch, a ser adicionada na ROM do game na versão dos EUA. Uma vez pronta, a ROM pode ser executada em qualquer dispositivo que rode Super Nintendo, entre emuladores, consoles retrô chineses e até no console original, com cartuchos Everdrive.