O Nintendo Switch tem espaço suficiente para rodar um game Call of Duty?
A Microsoft anunciou, na última semana, um acordo de 10 anos com a Nintendo, para que seus consoles também recebam games Call of Duty. O acordo, que traz os games da franquia para a Nintendo 10 anos após o último jogo, Ghosts, sair para um console da empresa, soma nas medidas tomadas pela dona do Xbox, para garantir que a compra da Activision Blizzard atende tudo o que se entende por concorrência leal.
Mas o CMA (Competition and Markets Authority), órgão controlador da concorrência do Reino Unido, tem colocado alguns impecilhos na aprovação do negócio, questionando a aquisição. E mesmo o acordo com a Nintendo fez parte dos questionamentos.
A CMA, em seu documento oficial, alega que não “existe certeza que CoD ficará disponível em um Nintendo“. O documento questiona se o console tem capacidade para rodar um game da série, já que é mais limitado do que os demais.
“Tal como constatado acima, o Nintendo Switch tem certas limitações técnicas comparada com o PlayStation e Xbox mais recentes, incluindo o espaço de armazenamento. Estas limitações precisariam de ser ultrapassadas para Call of Duty ficar disponível na Nintendo Switch.”
A Activision Blizzard tentou colocar Call of Duty em um Nintendo Switch e não conseguiu, de acordo com a CMA. Sendo o principal problema o armazenamento do console, que no Switch é de 32GB, com suporte a cartões microSD de até 2TB. Além disso, há o questionamento da experiência do game no Switch.
Não temos informações oficiais do desempenho de um Call of Duty em um Nintendo Switch, mas podemos usar alguns exemplos para observar as possibilidades. O Nintendo Switch teve alguns lançamentos bem interessantes em sua trajetória, como o port de The Witcher 3, considerado “um port milagroso” em nosso review. E jogos como Mortal Kombat 11 para o console já tiveram de lidar com questão de espaço.
É bom mencionar também que, Call of Duty Modern Warfare 2, que tem 152GB nos consoles atuais e PC, sofreria cortes gráficos caso fosse lançado para o Switch, o que diminuiria seu tamanho total. The Witcher 3, que pede entre 35GB a 30GB nos consoles e PC, diminuiu um pouco de tamanho no Switch, contando com 28GB. E os 152GB compreendem o “pacote completo”, incluindo campanha singleplayer e o multiplayer, que são entregues como “jogos separados”.
E um game deste tamanho teria, como única exigência, o uso de um cartão de memória que aceite os “muitos gigas” que o game oferece. Já que, de fato, a memória do Nintendo Switch original não daria conta. Porém um game Call of Duty não seria o primeiro a ter essa situação, com Dragon Quest Heroes II já contando com mais espaço do que o armazenamento do console, “obrigando” a compra do cartão complementar.
E sobre a experiência, no passado o Wii chegou a receber games da franquia, incluindo Modern Warfare e Modern Warfare 3. Embora a experiência visual não fosse a mesma de PS3, Xbox 360 e PC, graças as limitações do console, os games “quebravam o galho”, e com o controle do Wii, que permitia mirar na tela, a experiência era compensada.
Dito tudo isso, ainda temos os rumores do sucessor do Nintendo Switch, que pode ser até uma evolução do conceito atual. Tal sucessor poderia chegar ainda no final deste ano, podendo “estrear” com um novo Call of Duty, que rodaria no sistema com menos limitações, em comparação ao console atual.
Com tudo isso que observamos juntos, agora deixo para você: o Nintendo Switch pode ou não pode rodar um game atual de Call of Duty?