O Twitter não terá apenas um selo verificado, mas três: empresas, governos e pessoas
Após tantas notícias, e dias insanos, um dos pontos dos mais defendidos por Elon Musk será enfim reimplementado: a tal da venda de selos verificados, dentro do Twitter Blue, que promete, também outros recursos na rede, além de prioridades na rede para os assinantes. E, para resolver os problemas ocorridos com contas fakes, agora haverá três selos diferentes:
Dourado para identificar empresas, cinza para identificar governos e azul para pessoas, sejam elas famosas ou não.
Antigamente, o selo azul, que nasceu no Twitter, servia para identificar indivíduos e empresas que, de acordo com a rede social, precisavam de tal selo para ser identificado como a conta real daquela pessoa ou organização. Musk quer ressignificar este conceito, que é motivo de conversa entre várias pessoas, embora em um primeiro momento viu a entrega do selo para todos render situações como contas fakes dos mais variados tipos “fazendo a festa”, e afastarem ainda mais os anunciantes.
Para resolver a questão, a solução encontrada pelo bilionário foi o de autenticar todas as contas verificadas manualmente. Porém, não ficou claro como será o processo de autenticação, e nem se o selo mudará de cor para estas organizações, ou se serão adicionados como o “oficial” que está presente atualmente nas contas atualmente.
O que está definido, ao menos por enquanto, é que o selo azul vai valer para os assinantes e também para artistas, jornalistas, influenciadores e atletas, entre outros indivíduos que o Twitter, anteriormente, seja por influência do indivíduo, ou através de interesses com empresas parceiras, mantinha o selo azul. Também não está claro, ainda, o que vai acontecer com indivíduos que já foram verificados anteriormente, antes da compra da rede social por Musk.
Também é esperado, após indicação do proprietário da rede, que um novo tipo de identificação permitirá que empresas indiquem que pessoas vinculadas a ela realmente pertençam a esta organização. É uma outra forma de “verificar” indivíduos, já que, ao invés do selo azul (que pode ou não estar vinculado à conta), é o vínculo direto com a empresa na qual representa que confirma que a pessoa realmente faz parte de tal grupo de trabalho.
Mas, como tudo o que tem sido apresentado nestes dias, só teremos real noção do que realmente acontecerá, assim como o seu impacto, quando realmente forem lançadas. O relançamento do Twitter Blue está programado para o dia 29 de novembro. Porém, também não sabemos se o Brasil terá acesso ao serviço nesse dia, já que da primeira vez o serviço ficou restrito apenas aos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, onde o Twitter Blue, antes de tudo isso, já era ativo.