O U2 vai fazer shows em Las Vegas usando de base o disco Achtung Baby
O U2 vai realizar uma turnê residente em Las Vegas, entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro. Os shows serão realizados na nova MSG Sphere, que será a maior arena esférica do mundo e que promete sistema de áudio e vídeo de última geração. Com o nome oficial de U2: UV Achtung Baby Live At Sphere, a base da atração será o álbum lançado em 1991, o primeiro que trouxe todo um sistema de parafernálias tecnológicas e ideias diferentes para o grupo.
The Edge, o guitarrista do U2, elogiou tudo o que viu, em declarações publicadas pelo TwinCities.com. Ele disse que com o que foi oferecido, a banda poderá oferecer uma experiência ainda mais imersiva, já que o telão é 20 vezes maior do que o que eles usaram na turnê The Joshua Tree.
“Este é um local projetado para entretenimento, não esportes. Quando é esporte é uma fórmula simples. Você quer ver a ação. Mas quando se está projetando uma dessas arenas esportivas, ninguém pensa no som. Isso fica muito abaixo em sua lista de prioridades. Mas neste local não, o som foi uma das primeiras coisas em que eles pensaram”, explicou.
A arena conta com 17.500, podendo chegar a até 20 mil pessoas, caso necessário. Junto com as telas de LED de alta definição, que envolvem a metade do local, ainda há um sistema de áudio que equipa o local com milhares de alto-falantes, que fornecerão várias camadas de som, garantindo som cristalino em qualquer local.
“Os shows aqui oferecerão uma oportunidade de literalmente transportar as pessoas para algum outro espaço e tempo e abrir uma variedade de possibilidades criativas”, comentou ainda The Edge, que acredita que o local ajuda muito a diversas bandas que podem explorar com muita qualidade o local.
“Há ainda uma intimidade radical onde você pode realmente entregar um vocal ou um arranjo musical simplesmente delicado. As pessoas serão capazes de ouvir perfeitamente. Considerando que, se você tentasse [fazer] isso em uma arena ou um estádio, seria simplesmente impossível”.
Por fim, o músico acredita que as apresentações que a sua banda fará no MSG Sphere em Las Vegas podem representar uma nova era no que diz respeito a concertos ao vivo, em termos de impactos sensoriais: “É uma tecnologia que nunca esteve disponível. Podemos literalmente em termos sonoros, mas também em termos visuais, fazer com que nosso público não esteja apenas olhando para o show, mas esteja no meio do show e com o som ao seu redor”.