Orion sobrevoa a Lua e “aproveitou a viagem” para trazer novas fotos sobre o satélite
A Orion sobrevoou a Lua na última semana dentro da Missão Artemis I e, “aproveitando a viagem”, tirou fotos novas do satélite natural da Terra. O voo levou a nave para apenas 130 km da superfície lunar, onde pôde fazer “altos cliques” da Lua, com as suas câmeras.
As fotos foram tiradas da câmera de navegação óptica da Orion, durante o sexto dia da missão. Neste dia, a nave acionou seus motores, em uma manobra que a deixou mais próxima da superfície lunar, além de se preparar para entrar na órbita retrógrada distante (DRO), ao redor da Lua.
A Orion finalizou os motores no lado afastado na Lua, o que fez com que os sinais da Terra fossem temporariamente inacessíveis, mas o procedimento foi um sucesso, com o sobrevoo muito próximo da superfície. O que garantiu as novas imagens, somando-se às fotos tiradas anteriormente, de outros ângulos.
A Artemis I tem como missão testar a cápsula Orion e o foguete Space Launch System. Com a aprovação de todos eles, tanto nave quanto veículo poderão levar tripulação na próxima missão, a Artemis II, que terá como destino a órbita lunar. Tal missão está prevista para 2024, sendo seguida pela terceira missão, que terá como tarefa levar astronautas novamente para a superfície da lua, com planos iniciais para que isso aconteça em 2025.
Se quiser ver todas as fotos, é só acessar este álbum da NASA.