Os dois clássicos Metal Gear de MSX estarão na nova coletânea de MGS
A coletânea de Metal Gear Solid, que será lançada ainda neste ano de 2023, terá não apenas os três games anunciados, como também os dois primeiros jogos da série Metal Gear, lançados para o MSX. A coletânea veio junto com o anúncio do remake “Delta” de Metal Gear Solid 3.
Os três primeiros Metal Gear Solid chegarão com seu conteúdo original, porém o post dos jogos na PSN entregam um pouquinho mais do que se esperar dos games. Para começo de conversa, a palavra “remaster” não está presente, o que indica que os games serão apenas relançados, sem tratamento especial para a atual geração de consoles.
Está explicado, também, que os games seguem como sempre foram, com apenas algumas pequenas mudanças envolvendo conteúdos protegidos por direitos autorais. Como Metal Gear Solid lida com questões históricas, mesmo em sua própria mitologia, há diversos conteúdos, incluindo vídeos, sobre fatos históricos reais, que contam com as devidas proteções.
O primeiro game, de 1998, estará presente com suas famosas VR Missions, as missões de treino que traziam minigames que exploravam o stealth do game. Já o segundo e terceiro game provavelmente serão os mesmos da HD Collection, que já ganharam melhorias visuais para, na época, PS3, PS Vita e Xbox 360.
E, como a versão de MGS 3 deve ser a Subsistence, quer dizer que Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake, estão na coletânea. Apenas não sabemos ainda se estarão dentro de MGS 3 ou se serão acessados por um menu especial.
Os dois games não tinham saído do Japão até 2006, quando a versão definitiva da aventura de Big Boss trouxe os games localizados para o inglês. Inclusive, no post da PSN brasileira não há nenhuma menção ao português nos games, embora espera-se que exista tal localização, já que a Konami tem feito isso com seus últimos games.
Os games são Metal Gear, que saiu em 1987 e inicia a jornada de Solid Snake e também de Big Boss. Por muito tempo, o único acesso para este game estava em seu port para o NES, que não teve o envolvimento de Kojima e contou com várias modificações e cortes em relação ao jogo original. Já Metal Gear 2: Solid Snake, chegou em 1990, e coloca um ponto final nas situações desta época da série, mas abre precedentes que seriam melhor explorados em Metal Gear Solid.
Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 chega ainda este ano, com apenas as versões de PlayStation confirmadas, embora nem a PSN fala se o PlayStation 4 terá a sua versão, o que é esperado, assim como versões para outros consoles.