Os dois Metal Gear de NES também estarão na coletânea de Metal Gear Solid

23 de junho de 2023
Os dois Metal Gear de NES também estarão na coletânea de Metal Gear Solid

A nova coletânea de Metal Gear, que trará de volta os três games da série Metal Gear Solid, também terá os jogos originais de MSX, mas contará também com os dois games protagonizados por Solid Snake desenvolvidos para o NES. Isso significa que a coletânea terá, na verdade, sete jogos da série.

Metal Gear e Snake’s Revenge, dois jogos que não são os mais queridos dos fãs quando o assunto é falar dos jogos da franquia, mas que tem suas importâncias históricas, foram confirmados entre os conteúdos bônus que a coletânea terá. Conteúdos estes que deverão ser baixados por donos de Nintendo Switch, mesmo se o jogo estiver na versão física.

O primeiro Metal Gear para NES é um port direto da versão de MSX, porém com algumas diferenças. Dentre elas, a mais “grave” é o simples fato de que o Metal Gear, o símbolo máximo de toda a série, simplesmente não está presente no game para os 8-bits da Nintendo.

Snake’s Revenge teve uma situação ainda mais inusitada. O game, de 1990, foi uma sequência do jogo original de NES, feito sem nenhum envolvimento de Hideo Kojima, que claramente não gostou nem do game e nem da situação. Há quem diga, inclusive, que foi este jogo que motivou o designer a ir fazer a sua própria sequência, o Metal Gear 2: Solid Snake, para o MSX.

Kojima já teve opiniões variadas sobre o game, dizendo em uma oportunidade que o jogo era “fiel ao conceito Metal Gear, mas também dizendo que o game era “um jogo de m****” em 2009, por não ter o seu envolvimento.

Os games de NES nunca tiveram “novas chances” em relançamentos posteriores, diferente dos games de MSX, que foram relançados algumas vezes, incluindo fazendo a sua estreia no Ocidente como bônus em Metal Gear Solid 3: Subsistence, lá em 2005. Os dois games feitos por Kojima também estiveram presentes na HD Collection, lançada para PS Vita, PS3 e Xbox 360 no ano de 2011.

Os dois jogos de NES não tem envolvimento direto com o cânon do jogo. O primeiro jogo foi um port não tão fiel assim do jogo original, com algumas mudanças e “liberdades poéticas”, enquanto o segundo game é visto como uma sequência “alternativa” do game, que, apesar de ter “vingança” no nome, é mais uma aventura de Snake a fim de destruir planos terroristas de construção de outro Metal Gear.

A coletânea que terá sete games da série Metal Gear Solid, incluindo clássicos absolutos e jogos considerados “esquecíveis” estará disponível a todos os donos de Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 24 de outubro de 2023.

A Old!Gamer Classic especial de Metal Gear Solid é obrigatório para quem aprecia o game de Hideo Kojima. Relembre Shadow Moses e muito mais no livro, disponível na Amazon.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais