Os Guardiões do Cosmos são os clones dos Cavaleiros do Zodíaco mais safados que você já viu

7 de dezembro de 2022
Os Guardiões do Cosmos são os clones dos Cavaleiros do Zodíaco mais safados que você já viu

Os Cavaleiros do Zodíaco são um dos maiores sucessos quando o assunto são animes e mangás. Lançado no Japão em 1985 em mangá, e logo tendo seu anime, os defensores de Athena foram um dos primeiros grandes fenômenos de audiência no Brasil neste gênero desde 1994, mesmo com as mães ficando de cabelo em pé com a violência da atração, que passava de manhã e a tarde, com zero censura por parte da Manchete.

Em 2004, uma segunda “onda” do anime trouxe novos fãs, desta vez na Bandeirantes. E até hoje, festivais celebram o legado das aventuras de Seiya e seus amigos. Além de que a série segue recebendo novas mídias, como a animação em CG e o vindouro filme live-action.

Mas um sucesso como esse rendeu diversas outras iniciativas de produções, que tentavam atender outros públicos. Caso de Guardian of the Cosmos, uma animação “clone” perdida que foi encontrada pela YouTuber Ray Mona.

A animação em questão foi feita em 1993, quando os Cavaleiros conquistavam o Ocidente. E apesar de contar só com a abertura, a intenção dos produtores era a de “americanizar” os heróis japoneses, em um processo muito semelhante ao que foi feito com Power Rangers, que não eram nada menos do que Super Sentai japoneses, cujas lutas eram mantidas, mas os personagens trocados para garantir a aura “American Way”.

Este desenho obscuro foi revelado no documentário The Secret Stories of Saint Seiya, que você pode assistir abaixo:

No vídeo, de uma hora e meia, a YouTuber conta com detalhes como chegou até esta animação. Ela compartilha que procurava informações sobre Star Storm, o filme live-action de baixo orçamento dos Cavaleiros dos anos 90, mas acabou achando a animação, cuja abertura é esta aqui:

E, para entender um pouco mais sobre estas produções, com explicação em português, deixo aqui um vídeo muito caprichado a respeito, feito pelo canal Nostal_gi, que também traz conteúdo sobre Lost Medias e coisas curiosas como esta:

Isso também me lembrou uma outra coisa. Também nos anos 90, Street Fighter 2 era um fenômeno cultural, que rendeu também outros produtos de mídia.

Mas, enquanto no Japão tivemos o ótimo longa animado e a inesquecível série em anime que por aqui passou no SBT e depois no Cartoon Network, os EUA também quiseram adaptar, e trouxeram o filme “Hollywoodiano”, que apesar de tosco hoje é cult (pelos motivos errados, como o fato de E-Honda ser um camera man, de Ryu e Ken serem dois trambiqueiros, e por aí vai…), e um desenho animado daqueles “tipicamente americanos”. Passou no SBT também, e tô falando disso aqui:

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais