Os recordes alcançados por Verstappen e Red Bull após o GP da Hungria
A Red Bull e Max Verstappen estão disparados na frente de todos na temporada 2023 da Fórmula 1. Isso significa que tanto equipe quanto piloto estão construindo, juntos, um legado de dominância e alcançando recordes na categoria. Com mais uma vitória, agora na Hungria, ambos somam números incríveis que colocam o RB19 entre os carros mais vitoriosos da F1, em todos os tempos.
A vitória de Max Verstappen no GP da Hungria marcou a 12ª conquista consecutiva da equipe Red Bull na Fórmula 1, o que representa um novo recorde para a categoria.
Anteriormente, esse feito histórico pertencia à lendária McLaren de 1988, um carro notoriamente dominante na temporada que rendeu o primeiro título mundial para Ayrton Senna. Naquela ocasião, todos os triunfos da equipe de Woking foram conquistados em um único ano, ao contrário da Red Bull, cuja sequência atravessou o ano anterior e o atual.
Das 12 vitórias consecutivas da equipe, dez foram alcançadas por Verstappen, enquanto Sergio Pérez contribuiu com duas, conquistadas nas ruas da Arábia Saudita e do Azerbaijão. Nesse período, entretanto, houve somente quatro dobradinhas para a equipe austríaca.
Já sobre Max, o seu triunfo também colocou o piloto holandês a apenas três vitórias de alcançar um feito inédito na história da Fórmula 1. Com sete triunfos seguidos, o bicampeão mundial está a caminho de superar a maior sequência invicta da categoria, estabelecida por Sebastian Vettel em 2013, também conquistada em uma Red Bull.
Dominando completamente a temporada de 2023, Verstappen triunfou nas últimas sete corridas da Fórmula 1: Miami, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Inglaterra e Hungria. Se não fosse o cancelamento do GP da Emília-Romanha devido às fortes chuvas no norte da Itália, a contagem poderia ser ainda maior.
Apenas Vettel conseguiu uma sequência superior na história da Fórmula 1. Durante a temporada de 2013, o tetracampeão mundial alcançou um recorde de nove vitórias consecutivas que permanece inigualável até os dias atuais: Bélgica, Itália, Singapura, Coreia do Sul, Japão, Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil, encerrando o campeonato com um recorde histórico.