Os Simpsons não previram o 11 de setembro, segundo ex-produtor
Entre várias coisas, Os Simpsons são conhecidos por “prever o futuro”, em uma série de momentos dos episódios de uma série que já tem mais de três décadas de vida, que mostraram muitos anos antes coisas que aconteceriam depois, como a nota de 200 reais, o fato de Donald Trump ter se tornado presidente dos EUA e até a resposta da equação do grande colisor de átomos 14 anos antes da descoberta.
Mas uma das teorias mais discutidas pelos fãs do seriado, e apreciadores de teorias da conspiração, é o fato de que o desenho teria previsto o 11 de setembro de 2001, data em que as Torres Gêmeas foram atacadas em Nova York, em um ataque terrorista que mudou não apenas os Estados Unidos, como todo o mundo.
O episódio em questão é o famoso “A Cidade de Nova York versus Homer Simpson”, onde mostra Homer precisando ir à Big Apple para resgatar seu carro, enquanto mostra certa aversão em relação a grande cidade dos EUA, enquanto sua família explora os locais famosos de lá, como o Central Park.
A questão é que o episódio foi exibido originalmente em 21 de setembro de 1997, ou seja, a quase exatos quatro anos do ataque de 2001. E enquanto a família discutia como ir para Nova York, foi sugerido por Lisa uma viagem de ônibus, que custaria apenas nove dólares. O 9 está posicionado bem ao lado das torres gêmeas, que formou assim o 9-11, que é como o calendário dos EUA marca o 11 de setembro, data do ataque terrotista.
É óbvio que este é um dos assuntos mais discutidos, quando o tema é teorias conspiratórias sobre as previsões de Os Simpsons. Mas Josh Weinstein, que era produtor da série no mesmo ano de 1997 e que trabalhou no episódio, disse em seu Twitter no início do mês que o ocorrido era apenas uma coincidência. A imagem que trazia esta imagem também lembrou o fato de que a Fox seria propriedade da Disney, um negócio que se tornou real anos depois.
Josh Weinstein explica que a cena faz parte de uma piada, por pensarem que nove dólares era uma tarifa barata muito engraçada, já que a família precisava ir com certa urgência para lá e precisavam do meio mais barato possível. Já as torres gêmeas, segundo ele, estão ali pois é onde boa parte da história aconteceu. E de fato, Homer Simpson visita as duas torres, onde seu carro estava estacionado. Ele precisa subir as duas, para achar um banheiro já que, no desenho, eles estavam localizados apenas no último andar de cada torre.