Para o FIFA 23, quem vai ganhar a Copa do Mundo do Catar é a Argentina
A Copa do Mundo de 2022, enfim vai começar. Tendo seu início em novembro, por causa das condições climáticas do Catar, que impediriam um torneio durante seu período tradicional, que é o meio do ano, 32 seleções estarão disputando, mais uma vez, o título mais importante do futebol.
Nos gramados do país árabe teremos a França defendendo o título, a Alemanha querendo ser pentacampeã, Portugal com Cristiano Ronaldo tentando mais uma vez o primeiro título do país, além do Brasil, país com mais títulos no torneio, mas que não vem conseguindo sucesso nas últimas edições. Porém, para o FIFA 23, quem levanta a taça será os hermanos argentinos.
Vale lembrar que as previsões oficiais de FIFA acertaram os três últimos campeões mundiais: Espanha em 2010, Alemanha em 2014 e França em 2018. A simulação simulou todas as 64 partidas da competição, para dizer, segundo o game, quem seria o vencedor em dezembro.
Fase de Grupos
Na primeira fase do torneio, Brasil, Argentina, França e Alemanha, os favoritos da competição, passaram sem grandes dificuldades, vencendo seus grupos. Mas no Grupo B houve zebra, pois os EUA conseguiram a façanha de serem líderes de seu grupo, com a Inglaterra em segundo. Inclusive, a classificação inglesa foi dramática, com um gol chorado de empate arrancado contra o País de Gales nos últimos minutos, que garantiu a classificação em segundo lugar.
No Grupo H, a Coreia do Sul surpreendeu, eliminando Uruguai e Gana do torneio. Uruguaios e ganeses, que travaram uma disputa histórica em 2010, desta vez disputaram uma partida “valendo nada”, mas nem por isso menos emocionante, com Gana “se vingando” ao vencer por 4 a 3.
Oitavas de Final
Na hora do “vamos ver” do torneio, já tivemos um clássico entre Holanda e Inglaterra, onde os holandeses venceram e eliminaram os ingleses por 3 a 1. A Argentina eliminou a Dinamarca, a França passou pela Polônia, o Brasil eliminou os sul-coreanos e Portugal tirou a Suíça do torneio. Os EUA, que já haviam conseguido uma boa classificação na fase de grupos também fizeram bonito nas oitavas, eliminando Senegal.
A Croácia, atual vice-campeã, eliminou a Espanha e a Alemanha sofreu, mas conseguiu uma virada heróica de 2 a 1 frente a Bélgica, e avançou mais na competição.
Quartas de Final
Argentina e Holanda reviveram a semifinal de 2014, com nova vitória dos argentinos. Messi liderou a equipe rumo a vitória. A França se impôs frente a uma balada seleção dos EUA, enquanto Portugal eliminou a Croácia, graças a Cristiano Ronaldo. Mas o jogo mais esperado, com certeza, era o da seleção brasileira.
Brasil x Alemanha marcou o primeiro embate entre as seleções no mundial desde o “inesquecível” 7×1 de 2014. O Brasil não devolveu os 7×1, mas conseguiu se vingar, despachando os alemães abrindo 2×0 com gols de Vinícius Jr. e Richarlison, fechando o placar por 3×0. O Brasil estava nas semifinais mais uma vez, desde 2014.
Semifinais
Diferente da Copa de 2018, onde os quatro semifinalistas foram europeus, desta vez dois confrontos entre América do Sul x Europa aconteceram. De um lado, Argentina x França, com vitória do time de Messi por 1 a 0. A segunda semifinal foi entre Brasil x Portugal, onde aconteceu a primeira decisão por pênaltis do torneio. O Brasil conseguiu vencer por 5×4 e protagonizou contra a Argentina a primeira final sul-americana desde 1950.
Final
A Copa do Mundo do Catar marcaria o primeiro encontro entre Brasil x Argentina pelo torneio desde 1990, na Itália. Também seria a primeira final da competição entre as duas equipes. Era a maior rivalidade do futebol mundial disputando a taça de forma inédita. Ou o Brasil sairia hexacampeão, ou os hermanos entrariam no seleto grupo de tricampeões mundiais.
A partida foi apertada, mas foi Messi quem desequilibrou, fazendo o único gol do jogo e garantindo, enfim, o seu primeiro título mundial, após quatro outras tentativas. Também quebrou um jejum de títulos argentino, já que a última copa vencida por eles foi a de 1986, ainda com Maradona como grande nome.
Premiações
Por causa de uma Copa inesquecível para o jogador, Lionel Messi foi premiado com a Chuteira de Ouro, com seus oito gols na competição, incluindo o gol da final. Consequentemente, Messi também levou para casa a Bola de Ouro, coroando a Copa de sua vida. Já entre os goleiros, Rui Patrício, de Portugal, Alisson, do Brasil, Dominik Livaković, da Croácia e Emiliano Martínez, da Argentina empataram, com o argentino levando o prêmio por ter sido o campeão do torneio.
Equipe do Torneio (4-2-4)
- Emiliano Martínez – ARG
- João Cancelo – POR
- Raphaël Varane – FRA
- Marquinhos – BRA
- Marcos Acuña – ARG
- Leandro Paredes – ARG
- Rodrigo de Paul – ARG
- Vinícius Jr – BRA
- Lionel Messi – ARG
- Kylian Mbappé – FRA
- Richarlison – BRA
A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, com a partida entre Catar e Equador, com a final programada para acontecer no dia 18 de dezembro. O Brasil estreia contra a Sérvia, no dia 24 de novembro.