Para os fãs japoneses, Guardian Heroes é o melhor game da história do Saturn
O KABU, especializado em jogos retrô japoneses, recentemente conduziu uma votação entre seus seguidores para eleger os melhores jogos de Saturn de todos os tempos. Com mais de 4.000 votos recebidos, os resultados mostram um pouco da visão do povo do Oriente em relação aos jogos de um console que sofreu por aqui, mas viveu dias melhores por lá.
Surpreendentemente, ao analisar os dez melhores jogos, destaca-se que, apesar do console ter sido mais popular em solo japonês, não há tantos exclusivos japoneses. Apenas Grandia e Sakura Taisen/Wars, dos dez jogos destacados, não tiveram um lançamento ocidental no Saturn (na época, Grandia saiu no Ocidente apenas no PlayStation), enquanto todos os outros foram lançados internacionalmente.
Também chama atenção a ausência de títulos queridos pelos fãs ocidentais do Saturn, como Radiant Silvergun, Panzer Dragoon Saga ou Shining Force III no top dez (estes jogos estão no Top 100 da EGM #1). Entretanto, jogos como Virtua Fighter 2, NiGHTS ou SEGA Rally, bem curtidos do lado de cá, também foram lembrados do lado de lá.
Aqui estão os jogos que conquistaram as principais posições:
- Guardian Heroes
- Grandia
- Virtua Fighter 2
- Thunder Force V
- Sakura Wars
- NiGHTS into Dreams
- Panzer Dragoon Zwei
- Darius Gaiden
- SEGA Rally
- Burning Rangers
Lançado em 1994, praticamente junto com o PlayStation, o Saturn vendeu apenas 9,26 milhões de unidades globalmente e enfrentou desafios para se consolidar no Ocidente, especialmente nos EUA, onde já enfrentava a concorrência da Nintendo e viu a Sony buscando espaço também.
No entanto, no Japão, o console obteve boa popularidade e recebeu amplo apoio de desenvolvedores até o seu encerramento em 1998, quando a SEGA trouxe o Dreamcast. Por causa disso, muitos jogos japoneses jamais chegaram ao ocidente, ao ponto de fãs encontrarem uma localização completa em um game que foi lançado apenas por lá.