Parabéns, CJ! GTA San Andreas completa 20 anos de história e legado
Em 2004, a Rockstar Games lançou um game que não só redefiniu o que os jogos de mundo aberto poderiam ser, mas também se tornou um fenômeno cultural. Grand Theft Auto: San Andreas completou duas décadas de existência, e sua influência ainda está presente de forma muito forte na indústria. É verdade que a revolução já havia começado em 2001, com GTA III, e evoluído, com Vice City. Mas foi com a aventura de CJ que a Rockstar, a franquia GTA e a indústria como um todo viram algo que virou, de ponta cabeça, a cultura do videogame.
Lançado oficialmente em 26 de outubro de 2004 para PlayStation 2 (o jogo chegaria também em junho de 2005 para Xbox e PC), GTA San Andreas foi o quinto título principal da série Grand Theft Auto. O jogo foi desenvolvido pela Rockstar North e se passa na fictícia costa oeste dos Estados Unidos, mais especificamente no estados de San Andreas, que foi inspirado na Califórnia, Nevada e Arizona. A narrativa gira em torno de Carl Johnson, o nosso CJ, que retorna a sua cidade natal, Los Santos, após a morte de sua mãe, mergulhando a parte dali em um mundo de gangues, corrupção e crime.
GTA San Andreas trouxe, além de muitas referências aos anos 90, já que o game se passa em 1992, várias inovações que estabeleceram novos padrões, como o seu vasto mundo aberto, que trazia não só uma, mas três cidades para serem exploradas: Los Santos, San Fierro e Las Venturas, isso sem falar no interior do estado e suas pequenas cidades. O jogo trouxe tudo o que seus antecessores trouxeram, mas ao infinito, com muitos carros, missões secundárias, atividades fora das missões e a introdução de elementos como as paqueras do CJ e a parte visual, que envolvia manter o estilo com barbeiro, roupas e academia.
A sua história também chama atenção até hoje, com uma narrativa rica, diálogos bem escritos e personagens complexos, oferecia uma profundidade emocional que era rara na época. Carl Johnson, com suas lutas pessoais e crescimento, tornou-se um dos personagens mais icônicos dos games. E, como estamos falando dos anos 90, com foco na cultura das gangues e da violência de Los Angeles, até referências ao histórico evento conhecido como os Distúrbios de Los Angeles, quando a cidade se transformou em um campo de guerra e violência, se fez presente no game.
Isso fez, junto com suas polêmicas, em especial o “café quente”, com que o game tivesse um impacto cultural significativo. Ele foi referenciado em músicas, filmes e series de TV, e até em discussões sobre a violência nos videogames, já que foi mais um a parar no Congresso dos EUA e suas discussões sobre “violência nos videogames”. Suas trilhas sonoras, que incluíam músicas de várias décadas, e até o Axl Rose interpretando um radialista de rock, ajudaram a definir a experiência cultural da época.
GTA San Andreas foi um sucesso comercial, vendendo milhões de cópias e recebendo aclamação da crítica por sua inovação, narrativa e jogabilidade. Ele não apenas consolidou a franquia GTA como uma das mais importantes da indústria, mas também influenciou diretamente o desenvolvimento de futuros jogos de mundo aberto. Se os jogos de mundo aberto chamavam atenção após o impacto de GTA III, com San Andreas ficou definido que este estilo de game seria um padrão na indústria, com jogos assim sendo lançados até hoje.
Duas décadas depois, San Andreas continua a ser jogado por uma comunidade apaixonada. Streamers jogam o game entre os lançamentos atuais, modders continuam a expandir suas possibilidades, e muitos ainda o consideram um dos melhores jogos da série GTA. Disponível atualmente para várias plataformas, incluindo o seu remaster que está na plataforma de games da Netflix para dispositivos móveis, há inúmeras formas de se jogar e aproveitar este clássico atualmente, visitando Los Santos sempre que der aquela vontade de reviver todas aquelas aventuras novamente.
Comemorar 20 anos de GTA San Andreas é, em muitos sentidos, celebrar a evolução dos video games. O jogo não só capturou o espírito de uma geração como também definiu expectativas para o que poderia ser feito em termos de imersão, narrativa e jogabilidade. Enquanto a indústria segue sua trajetória, entre acertos e erros, San Andreas permanece um marco, lembrado não apenas pelo seu sucesso comercial, mas pela forma como mudou a forma de se fazer e se jogar videogame para sempre.
10% OFF para 280 jogos – Cupom: PARCER10
Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord