Parabéns, Dreamcast. O querido 128-bits da SEGA completa hoje 25 anos de vida

9 de setembro de 2024
Parabéns, Dreamcast. O querido 128-bits da SEGA completa hoje 25 anos de vida

Em um 9 de setembro como este, mas de 1999, a SEGA lançava a Dreamcast na América do Norte, um console que, apesar de não ter tido o sucesso esperado, e ter sido a pá de cal da empreitada da companhia nos consoles, deixou uma marca muito forte na indústria dos games. E, Independente do seu desempenho comercial, é considerado por muitos, até hoje, como um dos consoles mais inovadores e injustamente subestimados de todos os tempos. E por isso, o Dreamcast é celebrado até hoje, por sua ousadia e pioneirismo, além de seus games.

O Dreamcast estava pronto para o futuro com seu modem, possibilitando aos jogadores conectarem-se online já em 1999, antes de PSN e Xbox Live, para jogar e navegar na internet, uma funcionalidade que era inédita para a época, entre os consoles. Esta característica antecipou serviços que hoje são comuns, iniciando a era online dos consoles.

Além disso, o 128-bits da SEGA introduziu a Unidade de Memória Visual (VMU), um cartão de memória com tela que permitia mini-jogos e a exibição de dados, uma ideia que hoje é comum em dispositivos portáteis.

No entanto, mesmo com bons jogos, a Dreamcast teve uma vida curta, com a produção encerrada apenas 16 meses após o lançamento, em parte devido à concorrência com a PlayStation 2 e a GameCube. O console sofreu, desde o início, com a falta de suporte de vários estúdios third-parties, embora tenha recebido ótimos jogos por parte de Capcom, Eidos e tantos outros. A Capcom, inclusive, relançou boas versões de Resident Evil para o console, além de vários games de luta com alta qualidade, seguindo uma tendência iniciada no Saturn.

Já pelos lados da SEGA, o console recebeu muitos jogos interessantes, indo desde os clássicos dos arcades, como Crazy Taxi ou House of the Dead, até games celebrados até hoje, como Sonic Adventure (a estreia do azulão no mundo tridimensional), Shenmue, que trouxe um gameplay até então nunca visto, e Phantasy Star Online, um dos pioneiros a levar o RPG multiplayer aos consoles.

Por isso, mesmo sendo um fracasso comercial, o Dreamcast conseguiu cultivar uma comunidade de fãs leais. Fãs estes que nutrem a expectativa por uma Dreamcast Mini até hoje, como uma forma de celebrar o console, como a SEGA já fez com o Mega Drive no passado.

10% OFF para as edições de Sonic X Shadows Generations. Código: SHADOW10 na Nuuvem

Garanta o Nintendo Switch Oled por um preço especial na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais