“Participe” do naufrágio do Titanic neste simulador do incidente centenário
Para alguns, uma recriação de um momento histório. Para outros, falta de respeito com os familiares. Mas a verdade é que, o naufrágio centenário do Titanic ainda rende muitas chances de exploração artística.
O maior sucesso em relação ao naufrágio você sabe bem qual é: com música de Celine Dion, direção de James Cameron e atuações de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o filme de 1997 foi um dos maiores fenômenos do cinema de todos os tempos. Mas não parou aí a vontade de usar deste pedaço da história para reproduzir algo a respeito.
Chamado de Titanic: Honor and Glory, o mais novo projeto envolvendo o naufrágio é um “simulador”. Por duas horas e quarenta minutos, você se “transporta” para o oceano, observando o navio como em um game, e poderá assistir o naufrágio completo, em uma tentativa de exibir como realmente foi o naufrágio.
Mas o projeto busca ser mais científico e histórico do que artístico, afinal de contas, o silêncio é absoluto. Não há pessoas desesperadas se atirando ao mar, não há gritos, nem barulhos, apenas o som do mar e dos elementos do navio que vai afundando lentamente.
Este vídeo, na verdade, faz parte de um projeto que permitirá que o jogador possa, além de acompanhar o naufrágio, explorar o navio antes e depois do incidente, incluindo uma investigação pelas ruas de Sothamptom antes da embarcação. Tudo é muito tedioso, sem a mínima intenção de oferecer algum entretenimento ao interessado, o que nos faz pensar que a ambição de seus criadores é alta o suficiente pra investir recursos nisto.
Separe duas horas e quarenta minutos de sua vida e dê o play:
Se você tiver o interesse em conferir um pouco do game, é só visitar o site do projeto, que tem demo lá, para PC e Mac. Mas já vá se preparando, pois acompanhar o navio exige memória RAM mínima de 8GB, além de GPU de 2GB mínimos.
Via (The Verge)