Personagem – Crash Bandicoot, o “quase-mascote” trapalhão da Sony
O mundo dos games pode ser cruel com personagens que já saborearam o sucesso em seu auge, mas que ao longo do tempo perderam sua fama ou protagonizaram games de qualidade questionável. Infelizmente, o divertido Crash Bandicoot faz parte deste grupo.
Digno de estrelar um daqueles programas de TV que mostram por onde andam famosos que andam sumidos, Crash é um dois maiores exemplos do que se pode acontecer a um personagem quando seus jogos perdem a força e suas aparições são desvalorizadas.
O concept art de Crash Bandicoot foi criado em 1994, quando a empresa Universal Interactive Studios recebeu a missão de criar um personagem que servisse de mascote para a Sony, um herói capaz de competir com as mascotes concorrentes Mario e Sonic.
Esta missão foi passada para a Naughty Dog, empresa desenvolvedora do jogo se focou em criar algo que fosse bonito, real e que ninguém soubesse exatamente o que é (?!).
Para a concepção do personagem, os artistas Andy Gavin e Jason Rubin buscaram referências em um guia com os mamíferos da Tasmânia. Deste guia, três animais foram escolhidos: um wombat, um potoroo e um bandicoot.
Em outubro do mesmo ano (1994), o personagem ficou definido como um bandicoot. Seu nome, Crash, é inspirado no ruído de uma caixa sendo destruída (algo que ele faz bastante em seus games).
Curiosamente, Crash ficou sendo chamado de Willie the Wombat até o fim do desenvolvimento do primeiro jogo. Já o potoroo gerou outro personagem da série, Pinstripe Potoroo, comparsa do vilão Neo Cortex com ar de mafioso.
Crash ainda passaria por outros perrengues antes de seu lançamento: a Universal queria manter o nome Willie the Wombat, ou colocar outro nome no personagem.O nome Crash só foi mantido quando a Naughty Dog ameaçou deixar o projeto.
Depois disso, o primeiro jogo do Crash também quase não foi aprovado, pois as renderizações mostradas aos executivos da Sony japonesa não os agradou muito.
As imagens mostravam um Crash Bandicoot agressivo e de aparência desengonçada. Como a coisa não estava indo bem, durante uma pausa as imagens foram modificadas as pressas: alguns ajustes na expressão facial e na aparência do personagem foram o suficiente para que o projeto fosse aprovado e a Sony iniciou a distribuição para as vendas iniciais no Japão.
Na trama original da série, Crash Bandicoot é um mamífero comum que foi geneticamente modificado pelo Evolvo Ray do doutor Nitrus Brio, mas foi banido do castelo quando Neo Cortex percebeu que ele não servia pra nada.
Enquanto estava cativo no calabouço do vilão, Crash conheceu sua pretendente Tawna, e os maus tratos que ela sofrera foram os principais motivos para que o herói combatesse as tropas de Neo Cortex em suas tentativas de dominar o mundo. Para isso, ele se aliou à máscara mística Aku Aku, que lhe serve de guia e conselheira.
Em seus jogos Crash pode executar diversos golpes para sobreviver aos inimigos, mas seu movimento mais característico é o giro tornado capaz de fazer os inimigos sumirem no horizonte.Com o tempo, Crash ganhou também power ups que deixavam seu pulo mais alto, seu tornado mais longo, e ganhou até mesmo uma bazuca que atira wumpa fruits.
Nos jogos mais recentes (que marcaram a decadência da série, com um Crash moderninho, com tatuagens tribais nos braços e boa parte de seu carisma perdido) Crash também aprendia técnicas de luta coletando uma substancia chamada Mojo.
No vídeo abaixo, você confere a mudança que o personagem sofreu no decorrer dos anos:
Bom, mas voltando ao clássico: Crash também merece destaque pela sua recepção da crítica, que foi tão variada que rendeu ao personagem o título de 11º melhor personagem já criado, assim como marcou presença em listas dos 10 personagens de videogame que mais mereciam morrer (?!). Como todo mascote famoso, ele ganhou seu próprio jogo de kart, bem como spinf offs e party-games casuais.
As mortes, aliás, sempre chamaram a atenção nos games do Crash Bandicoot. Quem nunca riu ao ver o personagem cobrindo com os braços suas roupas íntimas ao ser esfaqueado, ou então ao ser sepultado instantaneamente ao levar uma martelada na cabeça?
Crash Bandicoot foi um personagem divertido, fácil de nos fazer rir,e que ceertamente marcou a vida de muita gente, especialmente na geração Playstation 1.
Posteriormente, os direitos do personagem foram adquiridos por diversas empresas (depois da Naughty Dog, Crash passou para a Eurocom, depois para Traveller’s Tales, Vicarious Visions, Dimps e Radical Entertainment, estando atualmente nas mãos da Activision), que lançaram vários jogos, mas nenhum conseguiu cativar novamente os jogadores.
Há quem espere que o personagem receba um reboot caprichado, que volte às origens de aventura e exploração divertida dos games de Playstation 1. Enquanto isso não acontece, o melhor que podemos fazer é manter na memória a imagem do Crash divertido, fanfarrão e cheio de maneirismos que cativou milhões de jogadores.