Personagem – Eddy Gordo, o capoeirista brasileiro de Tekken
O Blanka que não nos ouça, mas é provável que o Brasil nunca tenha sido tão bem representado em um jogo como em Tekken, com Eddy Gordo. Talvez por ele não ser um personagem caricato e fora da realidade, ou por ele praticar uma arte marcial tão presente em nossa cultura, o fato é que o capoeirista Eddy Gordo (que, por sinal, não tem nada de gordo), acabou se tornando um dos personagens favoritos tanto dos gamers brasileiros quanto dos gringos.
Nascido em uma rica família do Brasil, Eddy foi para a prisão injustamente: quando tinha 19 anos, seu pai — que estava tentando destruir um cartel de drogas brasileiro — sofre um atentado e, antes de morrer, pede ao filho que assuma a culpa, pois a prisão seria o único lugar onde ele estaria a salvo.
Eddy cumpre o desejo do pai e nos oito longos anos que passa na cadeia, conhece o avô de Christie Monteiro — a garota que luta capoeira em Tekken 4 — que o ensinou a arte da capoeira e o tornou um mestre.
Falando em mestre, a Namco convidou o famoso mestre Marcelo “Caveirinha” Pereira para fazer a captura de movimentos do personagem. Isso concedeu a Eddy toda a ginga tipicamente brasileira que ele merece, e mostra a preocupação da Namco em torná-lo um autêntico lutador brasileiro.
Após sair da prisão, Eddy ouve falar do torneio King of Iron Fist 3 e resolve entrar na disputa para tentar fazer com que o Império Mishima o apoie em sua missão de vingar o pai. Neste meio tempo, ele ensina à Christie Monteiro a arte da capoeira, pagando uma promessa que havia feito ao avô da garota.
Anos mais tarde, em uma esperança de curar seu mestre de uma doença misteriosa, Eddy pede a ajuda de Jin Kazama (então presidente da Mishima Zaibatsu por ter vencido o torneio) e acaba entrando para a controversa Tekken Force, a elite defensiva da empresa.
Seu esforço é parcialmente compensado, pois ao final de Tekken 5 vemos o avô de Christie em plena forma, embora, ao final de Tekken 6, seja revelado que Jin na verdade não curou totalmente o velho, que morre, fazendo com que Eddy deixe a Tekken Force.
Mesmo tendo passado temporariamente para “o lado negro da força” (por um objetivo nobre, é válido ressaltar), Eddy Gordo continua sendo um dos personagens brasileiros mais carismáticos e bem sucedidos dos games, aparecendo em todos os jogos da série desde Tekken 3, como personagem principal ou secreto.
E você sabe por que a clássica roupa verde e amarela de Eddy tem a palavra “Faísca” estampada? Este foi o apelido dado a ele pelo mestre Marcelo Pereira, durante o desenvolvimento de Tekken 3.
Este texto foi originalmente publicado na edição 30 da revista Arkade.