Personagem – A história de Solid Snake (Metal Gear Solid)

16 de julho de 2010

Personagem - A história de Solid Snake (Metal Gear Solid)

Conheça a história do espião mais famoso do mundo dos games: Solid Snake, protagonista da série Metal Gear Solid.

Esqueça as faixinhas vermelhas e minúsculas de Stallone em Rambo ou Robert De Niro em Franco Atirador. Solid Snake usa a verdadeira bandana aumentadora de testa azul-marinha, sua marca registrada ao longo das séries do jogo Metal Gear Solid.

Snake, como é chamado por seus superiores, é um espião e mercenário, mas é bem sabido pelos assíduos jogadores da série, que ele é apenas um peão no jogo sórdido e imperialista do Tio Sam. Como soldado, talvez seja o personagem de videogame mais enganado da história. Suas pretensas missões sempre revelam-se artifícios ou disfarces para verdades mais aterrorizantes e planos megalomaníacos de dominação mundial.

O que pouca gente sabe é que a série de jogos Metal Gear teve seu lançamento em 1987, para consoles como NES, PC e os extintos Commodore 64 e MSX2. O personagem de Snake era uma composição de astros de filmes de ação que faziam sucesso na época, tendo inclusive seu nome parecido com o de Snake Plisken, o personagem de Kurt Russel no filme Fuga de Nova York. Conforme a série foi se aperfeiçoando, seu idealizador Hideo Kojima repaginou o personagem para acrescentar-lhe originalidade.

A gênese de Snake por si só é uma história. O espião é um clone de Big Boss, líder do grupo de mercenários FOXHOUND e protagonista de Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Foi criado no projeto Les Enfants Terribles com mais dois irmãos: Liquid Snake e Solidus Snake, este último eleito presidente dos Estados Unidos sob o nome de George Sears. A família toda é um problema só, e eventualmente todos se confrontam em uma porradaria e tiroteio de dar gosto. E você achando que os Gracie eram violentos.

Uma última curiosidade sobre Solid Snake: No jogo Metal Gear Solid 2, ele atua como um personagem não jogável que auxilia o protagonista Raiden a resgatar o presidente dos Estados Unidos de terroristas. No jogo ele usa o codinome de Iroquois Pliskin. Iroquois é uma palavra indígena norte-americana que significa “Cobra Negra” e seu sobrenome Pliskin é uma referência clara a Snake Plisken, mostrando que mesmo reinventado, o personagem não nega suas origens.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 7 da Revista Arkade.

Comente nas redes sociais