Personagem – Niko Bellic, o imigrante fora-da-lei de GTA IV

29 de dezembro de 2011

Personagem - Niko Bellic, o imigrante fora-da-lei de GTA IV

A série GTA sempre foi marcada por tratar de temas polêmicos e violentos. Para carregar nas costas um enredo pesado, precisamos de um protagonista de fibra, com personalidade bem definida e motivações convincentes. Neste ponto, Niko Bellic é sem dúvida um exemplo.

De nacionalidade indeterminada (alguns dizem que ele é da Sérvia, outros apostam em Rússia ou Polônia), Bellic teve uma infância difícil, com um pai alcoólatra que abusava dele e uma mãe que era carinhosa, porém incapaz de proteger o filho das tiranias do marido.

Com uma personalidade dura e decidida, Niko Bellic não é o tipo de homem que rejeita um trabalho, por pior que ele seja. Ainda assim, ele se esforça para ser um sujeito decente, mas vez ou outra o destino lhe tira de seu rumo. Veterano da Guerra da Iugoslávia, Bellic cometeu diversos crimes após a guerra, realizando até mesmo tráfico de pessoas para a Itália.

Personagem - Niko Bellic, o imigrante fora-da-lei de GTA IV

Em um de seus “negócios” neste ramo, o barco em que Niko viajava foi atacado e ele acabou perdendo sua “mercadoria”, o que o deixou em dívida com o criminoso Ray Bulgarin. Temendo pela própria vida, Bellic resolveu aceitar os convites de seu primo, Roman Bellic, para viver com ele em Liberty City, uma versão fictícia de Nova Iorque. Roman supostamente estava vivendo o “sonho americano” entre carrões, belas mulheres e mansões.

Infelizmente as coisas não estavam assim tão boas e ao chegar em Liberty City, Niko descobre que seu primo na verdade está cheio de dívidas com criminosos, vive em um apartamento minúsculo e administra uma decadente empresa de táxi. Sem muita escolha, Niko resolve ajudar o primo, mas novamente a vida o tira do rumo, e logo o imigrante está lutando pela vida e subindo na hierarquia de perigosos grupos criminosos.

Personagem - Niko Bellic, o imigrante fora-da-lei de GTA IV

Niko Bellic não é um semi-deus, nem um supersoldado. Ele é um sujeito normal, que foi maltratado pela vida, e a cada dia tenta fazer o melhor com o que tem em mãos. Embora muitos possam julgá-lo por suas ações, no fundo Niko Bellic tem um bom coração, pois tudo o que faz é para ajudar a família e tentar ter uma vida digna.

http://youtu.be/lALQQpJiHUw

Este texto foi originalmente publicado na edição 28 da revista Arkade.

 

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais