Pesquisa Game Brasil diz que 37% dos brasileiros desejam comprar consoles da próxima geração
A Pesquisa Game Brasil, que está em sua 7ª edição, trouxe informações bem interessantes, para entendermos o cenário atual dos videogames. Entre várias questões, é possível ver um bom interesse pela próxima geração. Afinal, entre incertezas econômicas, que envolvem o poder de compra do brasileiro, e o preço final dos consoles, 37,8% dos gamers brasileiros desejam obter um Playstation 5, ou um Xbox Series X, assim que estiverem disponíveis.
A pesquisa foi feita pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research. E considera como “gamer” todos aqueles que afirmam possuir o hábito de jogar games, independente da plataforma. Este público representa 73,4% do Brasil. E, como bom brasileiro, apesar da empolgação com as novidades, o já conhecido alto preço destas novidades em nossas terras também são consideradas: 73% dos brasileiros acreditam que preço será o ponto mais importante para a aquisição.
Veja o infográfico completo abaixo. Lembrando que é possível também acessar o conteúdo gratuito da pesquisa, neste link:
Além do preço final, 47,1% dos brasileiros entendem que, independente de várias questões econômicas ou mercadológicas encaradas pelas empresas, os novos consoles precisam ter um bom preço. Assim, 50,4% dos gamers definiram, como “preço justo”, R$ 2.000 em um console da nova geração. 28,2% se dizem dispostos a gastar até R$ 3.000 em um novo videogame. Já em caráter de “aposta”, 31,8% acreditam que os valores ficarão entre R$ 2.000 e R$ 3.000. Enquanto 27,4% acreditam que os consoles chegarão ao valor de até R$ 5.000.
“Preço sempre é um assunto sensível para os brasileiros. A geração atual dos videogames, por exemplo, foi marcada por uma interessante guerra de preços, com o Xbox One sendo lançado no país por R$ 2.299.00 e o Playstation 4 por R$ 3.999.00, e a expectativa para esta nova geração de consoles é por um preço ainda superior”, conta Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Depois do preço, o “cross-platform” e a retrocompatibilidade
De acordo com a pesquisa, o gamer brasileiro considera muito importante a experiência cross-platform, entre os novos consoles. O ato de jogar online com vários jogadores, independente da plataforma, é considerado importante por 72,1% dos gamers brasileiros. Por outro lado, a relevância é relevante por apenas 38,4% dos entrevistados.
A retrocompatibilidade aparece como outro grande indicador de influência para a aquisição. 69,7% das pessoas consideram este elemento como influenciador para a compra, enquanto 42,9% o consideram relevante. Vale lembrar que o Xbox Series X já tem confirmada sua retrocompatibilidade com games de Xbox One, Xbox 360 e o Xbox original. Enquanto a Sony prometeu que seu Playstation 5 rodará games de Playstation 4. Também deve se levar em consideração de que as questões econômicas são relevantes aqui, pois os jogadores brasileiros são mais apegados a games mais antigos por mais tempo, devido aos preços dos lançamentos em nosso país.
Já os jogos exclusivos, elemento defendido pelos fãs das marcas, não são o elemento principal de escolha, entre os gamers, de acordo com a pesquisa. O estudo diz que 53,2% dos gamers consideram tal elemento prioridade, e apenas 27,8% consideram exclusivos relevantes. Para se ter ideia, até a Realidade Virtual aparece na frente, na pesquisa, com 68,5% de fator decisivo de compra, e 38,4% em relevância.
Playstation ou Xbox?
O Brasil tem um cenário interessante para a próxima geração: mais da metade dos gamers, de acordo com a pesquisa, preferem o Playstation 5. 54,4% dos consumidores acreditam que o console da Sony será o melhor da geração. Sobre desejo de compra, também vantagem do console da Sony: 42,3% optariam pelo PS5, enquanto 24,5% escolheriam um Xbox Series X. E 33,3% não comprariam nenhum console.
A PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. A 7ª edição da pesquisa ainda oferece um Painel LATAM que busca traçar o perfil geral do jogador latino-americano, com 3.229 participantes de México, Argentina, Colômbia e Chile. Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo e baixar a versão gratuita.