Pokémon Black/White (Nintendo DS) Review: Um clássico renovado
O primeiro jogo de RPG da franquia Pokémon surgiu há quase 15 anos para Game Boy. Era um jogo simples, que demorou muito tempo para ser desenvolvido e conseguiu fazer um enorme sucesso. Com isso, os monstrinhos migraram para os mangás e animés, e posteriormente ganharam sua própria franquia de RPGs. Os novos games desta série, Pokémon Black e White foram lançados recentemente para Nintendo DS. Será que a produtora GameFreak conseguiu inovar a série após tantos jogos parecidos? Confira as nossas impressões sobre os games e descubra!
A base de Black e White é a mesma de todos os outros games da série: uma cientista te chama para lhe dar um pokémon, com o qual você participa de batalhas com o intuito de se tornar o melhor treinador do mundo. Com o tempo, você vai aumentando seu acervo de monstrinhos, e pode treiná-los para participar de competições entre treinadores. A principal novidade do game fica por conta da nova locação, a região de Unova, habitada por dezenas de pokémons inéditos.
No lugar da tradicional Equipe Rocket temos agora a Equipe Plasma, um grupo de “ecologistas” que é contra o treinamento de pokémons, pois acredita que os humanos não têm o direito de capturar os bichinhos e controlá-los como bem entenderem. Boa parte das principais batalhas do game será contra membros da Plasma, que te esperam à paisana nos mais variados lugares.
Claro que não é só isso, e já no começo da história acontece um fato intrigante quando Gethsis, um dos líderes da Equipe Plasma, utiliza alguns poderes sobrenaturais. Seria ele um pokémon disfarçado?
Já nas primeiras batalhas você vai perceber uma das principais melhorias do game: em Pokémon Black e White os pokémons são muito mais animados do que nos games anteriores. Você pode vê-los se espreguiçando, reunindo forças para soltar um golpe, e caso algum monstrinho seja atingido pela magia sleep, ele realmente vai fechar os olhos e dormir, coisa que não acontecia nos games anteriores, onde ele continuava com os olhos arregalados, mesmo sob o efeito da sleep. Esse novo leque de animações contribui muito com o visual do game, e deixa as batalhas mais interessantes e dinâmicas.
A câmera durante as batalhas também está mais flexível, destacando melhor o pokémon que irá realizar um golpe e aumentando a dramaticidade dos ataques. Algumas mudanças de câmera também ocorrem durante a exploração do mundo, e vez ou outra a câmera realiza uma pequena deslocada para melhorar a visão do jogador, o que facilita a realização de certas ações.
Outra coisa que o jogador notará à medida que progride no jogo é que existem diferentes maneiras de se evoluir seus pokémons. Em trechos que a grama muda de cor, por exemplo, pode-se enfrentar dois pokémons de uma vez só, o que é muito bom para poupar tempo e treinar dois dos seus pokémons em uma mesma batalha.
Em outros lugares a grama chacoalha, como se algo estivesse escondido nela. Nestes pontos você pode encontrar Audino, um pokémon cor de rosa que dá um grande bônus de experiência quando derrotado. Após a metade do jogo, você ainda será apresentado às batalhas de pokémon em trio, que são muito intensas e desafiadoras!
Em termos de melhorias, vale ressaltar que algumas coisas chatas de Pokémon HeartGold e Soulsilver foram retiradas, como os telefonemas de outros treinadores lhe dizendo o que fazer, ou as partidas de futebol e corridas entre pokémons, mini games que não acrescentavam muito e não davam grandes recompensas.
Para estimular as partidas online e a interação entre os jogadores há o C-Gear, um recurso Wi-Fi onde se pode batalhar com outros treinadores e ter acesso aos saves dos seus amigos. Em Castelia City há uma redação de jornal que explora bem a utilização desta novidade: você pode participar de mini games para descobrir qual o tipo de pokémon favorito dos outros jogadores, ou com qual criaturinha eles começaram a aventura.
Se as mudanças foram positivas no visual do jogo, o mesmo não pode ser dito da trilha sonora. Não há muita criatividade na composição das músicas, que podem até ser legais durante a aventura, mas tornam-se esquecíveis rapidamente por não apresentarem nada que já não tenhamos visto antes. As falas dos pokémons também continuam ruins: eles até tentam falar seus nomes, mas o velho som indecifrável sai dos bichinhos, como se eles fossem um rádio AM mal sintonizado.
Alguns jogadores com certeza vão pensar que as mudanças de Black e White são poucas, se comparadas com todo o resto que permanece essencialmente o mesmo, mas dado o sucesso da franquia nos últimos anos, é lógico pensar que a GameFreak não estava planejando reinventar a rodar. O objetivo da empresa era apenas resolver o principal problema dos RPGs da série Pokémon: o fato de começarmos um novo jogo já enjoados, pois todos os games anteriores eram muito parecidos. No geral, pode-se dizer que eles fizeram um bom trabalho, pois mesmo que sejam poucas, as inovações são suficientes para manter o jogador interessado.
Se você é fã de Pokémon ou simplesmente está procurando bons RPGs para o seu DS, estes novos títulos merecem a sua atenção, pois os gráficos melhorados, o gameplay otimizado e as melhoras no sistema de batalha e captura tornam Black & White um dos os melhores RPGs do Pokémon para DS até hoje.