Pokémon TCG Batalha Suprema voltou ao McLanche Feliz no Brasil
Chegou neste mês mais uma edição da coleção de TCG de Pokémon no McDonald’s, oferecida como brinde no McLanche Feliz, marcando mais um capítulo na trajetória da famosa franquia de jogos e animação japonesa dentro da rede de fast-food. Esta parceria já tinha acontecido em janeiro, com os Pokémons sendo entregues junto com os lanches para os pequenos.
O jogo apresenta os personagens em cartas colecionáveis, onde cada Pokémon, representando criaturas de tipos e poderes variados, é único, possuindo habilidades especiais. Assim como na animação, que é um sucesso mundial desde 1997, o jogo consiste em duelos entre essas criaturas, e inevitavelmente, vira competições do famoso jogo.
Atualmente, os jogos de cartas são reconhecidos como uma modalidade competitiva, com campeonatos internacionais oferecendo prêmios significativos.
Além de ser uma forma de entretenimento, Pokémon, assim como muitas outras animações, jogos e mangás, traz valiosas lições para o desenvolvimento pessoal em suas histórias. Alguns produtos do vasto licenciamento da franquia podem ser utilizados como ferramentas de recreação, inclusive em ambientes educacionais. A necessidade constante de reinvenção dos métodos pedagógicos na educação é um fato conhecido, e algumas escolas já adotam os card games como aliados no processo educativo e recreativo.
Os benefícios são diversos, destacando-se o estímulo à cooperação e interação entre os alunos, o fortalecimento do uso da mente em fase moldável, o desenvolvimento do raciocínio lógico, cálculos e foco. O jogo exige total concentração para planejar ações, decidir quando atacar ou defender, habilidades transferíveis para diversas situações da vida, como provas escolares, acadêmicas e profissionais. O jogo também contribui para o fortalecimento da memória, já que é necessário memorizar as cartas para as jogadas futuras.
Com o avanço da internet e das redes sociais, os alunos demandam aulas mais dinâmicas, saindo da monotonia. A incorporação de práticas que fogem da rotina, como o uso de jogos de cartas, seja de Pokémon ou de outras franquias, pode ser um aliado na busca pela evolução no ensino. Pokémon, afinal, trata-se de amizade, persistência e da busca por ser uma versão aprimorada de si mesmo.
Texto de nosso colaborador André Luis