O povo da cidade de Wauconda quer que você pare de perguntar se lá tem Vibranium
Wakanda não existe, e a gente sabe disso, embora acredite que tem pessoas que acham que tal país existe sim na vida real, porém há uma pequena cidadezinha de 20 mil habitantes, próxima a Chicago, chamada Wauconda, que conta com uma pequena particularidade com os wakandianos: eles querem sossego, e que parem de perguntar se tem Vibranium por lá.
Com a chegada do filme do Pantera Negra (cuja crítica você pode conferir aqui), diversos moradores de Wauconda começaram a receber e-mails de pessoas sobre Wakanda, e se a cidade estava pretendendo fazer algo para se promover e celebrar o filme. O prefeito da cidade relatou uma série de chamadas que seu escritório recebeu com gente gritando “Wakanda para sempre!”, e perguntas para saber se eles escondem o Vibranium.
“No começo, eu estava como quem não entendia nada, aí alguém chamou e perguntou como pronunciamos o nome da cidade. Quando eu disse a ele, começou a gritar: “Wakanda para sempre!”, o que eu acho que é do filme”, explicou. Wauconda vem de uma palavra que se traduz como “Deus” na língua dos Osage, que tem a palavra escrita como “Wah.Kon.Tah”, mas é pronunciada de maneira semelhante a Wakanda.
Sobre o fato de que a Marvel poderia ter “emprestado” o nome de uma tribo indígena americana, o membro Osage e estudante do idioma, Kilan Jacobs, disse ao Indian Country Today que não se incomoda pelo fato do país fictício ter o nome semelhante ao da palavra que é sagrada para sua tribo: “Era um lugar sagrado para eles — Wauconda — mas eu não tenho como saber se, em algum idioma africano, esse é o nome de um lugar real, ou uma palavra que poderia simbolizar algo. Mas, no geral, não senti falta de respeito nem nada do tipo. O filme é ótimo e animador”.
Porém, até o momento, ninguém respondeu se há ou não Vibranium em Wauconda.
Via (Gizmodo)