Presidente da Nintendo se pronuncia sobre defeito no Joy-Con do Switch

1 de julho de 2020
Presidente da Nintendo se pronuncia sobre defeito no Joy-Con do Switch

Quem tem um Nintendo Switch, pode ser que já tenha tido algum tipo de problema com o Joy-Con. Conhecido como Joy-Con Drift, trata-se de um problema de desgaste de uma peça no controle, que faz com que seus analógicos detectem movimento mesmo em posição neutra. O que faz com que personagens ou câmera se movimentem sozinhos.

O problema, que já foi tema de discussão em diversas comunidades em torno da Nintendo, agora foi comentado em caráter oficial pela própria companhia, na pessoa de seu presidente. Shuntaro Furukawa reconheceu o problema e disse lamentar o transtorno para quem teve este problema.

“Lamentamos qualquer inconveniente causado aos nossos consumidores relativamente aos Joy-Con“, disse Furukawa aos investidores (em artigo publicado pela VGC). “Continuamos a melhorar os nossos produtos, mas actualmente os Joy-Con estão sujeitos a um processo legal nos Estados Unidos e é um problema para ser resolvido. Então não podemos comentar sobre ações específicas pelas quais podemos escolher.”

Em 2019 a Nintendo admitiu pela primeira vez a existência deste problema. Uma empresa de advogados entrou com um processo legal, devido a diversos problemas reclamados por várias pessoas. A Nintendo chegou a oferecer reparo gratuito, nos Estados Unidos, além de reembolsar quem havia gastado dinheiro em consertos neste sentido. Em seguida, a Europa também recebeu o suporte. Não há suporte oficial no Brasil, porém a Nintendo conta com serviço de reparo para consoles trazidos do exterior.

O problema está presente, inclusive, no Nintendo Switch Lite. E não é a primeira vez que a Big N enfrenta problemas por causa de seus controles. Em 1999, a empresa foi parar na Justiça dos EUA por causa de Mario Party. Alguns de seus mini-games exigiam girar o analógico sem parar. E, devido ao formato do controle do Nintendo 64, pais reclamaram de machucados e bolhas nas mãos das crianças. Para evitar maiores problemas, a empresa doou luvas para que as crianças pudessem jogar sem grandes problemas.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais