Preview Arkade: o beta de Gears of War 4 tem matança brutal e muita diversão multiplayer

28 de abril de 2016

Preview Arkade: o beta de Gears of War 4 tem matança brutal e muita diversão multiplayer

Desde o dia 18 de abril está rolando um beta do multiplayer de Gears of War 4 para a galera se matar no Xbox One. Obviamente, a Arkade marcou presença na carnificina e está aqui para te contar o que está rolando!

O beta está dividido em 2 etapas: no dia 18 de abril começou uma etapa fechada para imprensa e para quem havia jogado o remaster Gears of War Ultimate Edition durante um período específico. Do dia 25 de abril até 1º de maio, o conteúdo foi liberado para todos, bastando ter um Xbox One para baixar e jogar.

Modos de Jogo

Nesta fase de testes, tivemos acesso a 3 modos de jogo diferentes: o primeiro deles é o tradicional Team Deathmatch, PvP clássico que coloca dois times de 5 jogadores para se matarem usando armas clássicas da franquia como a emblemática Lancer, a poderosa escopeta Gnasher ou a explosiva Boom Shot.

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Para quem precisou praticar um pouco antes de encarar outros jogadores, tínhamos ainda um modo cooperativo, que nada mais é que um Team Deathmatch onde o outro time é controlado pela IA (em nível hardcore, o que torna os inimigos bem mais espertos e agressivos).

Por fim, pudemos testar um modo de jogo inédito na franquia chamado Dodgeball. Ele tem a mesma estrutura do Team Deathmatch tradicional, mas com um plot twist bacana: não há respawn de vida para ninguém… PORÉM, sempre que um inimigo é morto, um aliado do seu time ressuscita. Deste modo, ganha o time que liquidar todos os adversários em definitivo.

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Ainda que não agregue nenhuma novidade prática em termos de gameplay, o Dodgeball oferece disputas bem acirradas e imprevisíveis, e é aquele tipo de jogo que deixa o jogador tenso e alerta o tempo todo. Aliás, não invente de olhar o WhatsApp enquanto estiver caído, pois você pode ser ressuscitado sem aviso prévio!

Gameplay

O gameplay mantém a estrutura consagrada da série, ou seja, continua frenético, sangrento e muito bem calibrado. Alem disso, o multiplayer de Gears of War 4 oferece muito mais fluidez, pois a produtora The Coalition optou por dar uma limpada no visual a fim de oferecer partidas em 60fps (a campanha irá rodar em 30fps).

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Os cenários estão mais simples, mas é tudo em prol da fluidez dos 60fps.

Essa fluidez extra aumenta a velocidade de resposta dos comandos e torna a movimentação dos personagens muito mais natural. Claro que no beta ainda estão rolando alguns probleminhas e quedas de framerate, mas os produtores ainda tem quase 6 meses pela frente para dar aquela otimizada no game.

Ainda que as principais mecânicas de jogo permaneçam inalteradas, houve espaço para algumas boas novidades. A mais interessante delas é um movimento de “agarrão” que pode tirar um inimigo de uma cobertura, deixando-o momentaneamente vulnerável para uma eliminação rápida e brutal. Aliás, temos novas finalizações, para dar cabo de inimigos moribundos de formas ainda mais sangrentas!

O mais engraçado é que parece que muitos jogadores ainda não se habituaram com este “agarrão” e não estão usando-o de modo que você corre o risco de ouvir alguns xingamentos indignados quando utilizá-lo em um player desprevenido (e esquentadinho).

No mais, ainda há um prazer selvagem em partir um inimigo ao meio usando a baioneta de motosserra da Lancer, ou vê-lo explodir em pedaços quando um tiro de Gnasher é dado à queima-roupa… ainda mais quando você dá a sorte de destroçar quase todos os inimigos de uma vez só:

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O combate de Gears sempre foi  bastante intenso e visceral, e é bom ver que o novo time que assumiu a franquia está mantendo estas características, que foram cruciais para a franquia alcançar seu status e angariar tantos fãs pelo mundo.

Conclusão

Como fã de Gears of War desde a geração passada, fiquei muito satisfeito com o que vi neste beta. Os inimigos são novos e há um monte de personagens humanos que eu (ainda) não conheço, mas o gameplay continua afiado, familiar e divertido como sempre foi, o que comprova que a nova produtora está cuidando com carinho desta grande franquia.

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Considerando que este é um beta — e ainda faltam quase 6 meses para o lançamento do game — leve em consideração que o jogo ainda não está em sua forma final: os cenários estão bem “limpos” e alguns bugs e crashes podem ocorrer. Felizmente, ainda há um bom tempo para a The Coalition finalizar o game e dar aquela polida, para ele chegar às prateleiras com tudo no dia 11 de outubro!

Ah e se você tem um Xbox One e ainda não jogou, corre que ainda dá tempo: o open beta fica no ar até o dia 1º de maio!

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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