Preview Arkade – Gran Turismo Sport apresenta o seu lado “sport” no Closed Beta
Até pouco tempo atrás, Gran Turismo reinava quase que sozinho no reino dos simuladores de corrida, e por méritos próprios, todos reconhecidos por quem ama velocidade. Mas, o tempo passou, a Microsoft lançou sua série Forza, depois vieram Project CARS e Assetto Corsa, e a Polyphony Digital se viu na missão de ter que, além de sempre buscar a superação pessoal, também superar seus novos concorrentes, todos com suas diversas qualidades.
Em meio a um cenário como este, o estúdio então decidiu por não lançar um “Gran Turismo 7”, pelo menos por enquanto. O que teremos para jogar com o selo GT desta vez é Gran Turismo Sport, que busca trazer tudo o que a série já trouxe, porém com um foco maior na competitividade. Sua missão é convencer seu fã, que é fiel e que já está acostumado com a fórmula tradicional, que vem desde 1997, a aceitar as novas propostas que foram fruto das exigências de um novo tempo.
Tivemos acesso ao Closed Beta de Gran Turismo e, embora não seja possível ainda analisar o game como um todo, pelo menos podemos conversar sobre como ele está ficando e mostrar um pouco de suas novidades, que foram disponibilizadas pela Sony. Coloque o seu capacete e vem com a gente correr de novo nas pistas de Gran Turismo!
No visual e no som, “a mesma coisa”
Visualmente falando, Gran Turismo Sport evoluiu graficamente, mas não temos aqui um salto gigantesco neste quesito. Isso não é nem de longe algo ruim, já que Gran Turismo 6, de 2013, é um game muito bonito, até hoje, chegando aos limites do Playstation 3 com seus ricos detalhes, o que o faz dele um título jogado ainda hoje, mesmo com outros games de corrida aparecendo por aí.
Temos carros detalhados em seus mínimos detalhes, pistas convincentes e efeitos de luz bem atraentes, mas, não temos, por exemplo, grandes evoluções que existem em Project CARS, como a variação climática ouas diversas opções de câmeras. GT Sport é mais conservador, levando muito do que já foi apresentado em seu antecessor, buscando se garantir mais no gameplay do que em novidades visuais, já que o jogo se mostra bem confortável com seu visual já conhecido de seus fãs. Lembrando que, mais uma vez, nada de carros se arrebentando por aqui.
Quanto ao som, também não temos nada de novo. São as mesmas músicas, os mesmos efeitos sonoros e, claramente, os “mesmos” sons dos roncos dos motores que sim, fazem muita diferença. Dirigindo com a câmera por dentro do carro, é bacana ouvir o motor roncando mais alto, já que os vidros fechados deixam a gente com o ambiente externo em um som mais baixo, e seguindo a escola Gran Turismo, os roncos continuam atraentes e bem feitos.
Modos Arcade, Campanha, Online e Sport
GT Sport marcará uma nova fase para a franquia, que por anos se transformou em uma “enciclopédia do automobilismo virtual”, com seus inúmeros carros, e agora conta com um game que focará mais o lado esportivo de suas competições, com carros específicos para este fim e competições idem. Isso significa que não teremos desta vez, o modo Simulação, ou seja, até logo, provas de Licença de Direção.
Em seu lugar, teremos a Campanha, inacessível neste Closed Beta, o Online, que também não pode ser jogado nesta ocasião, o Arcade, com as conhecidas corridas rápidas para treinar ou apenas para dar uma relaxada e o Sport, o modo que mostrará o lado competitivo que carrega o título.
No modo em questão, temos que aguardar a hora indicada no game para começarmos a correr online contra os outros pilotos pelo mundo, pois a equipe responsável está observando e coletando dados, para trabalhar em cima e garantir que o modo funcione bem na versão final. O que temos aqui é um modo que traz para os videogames a mesma fórmula das competições automobilísticas: quando a pista é liberada, e nesta ocasião temos três circuitos pra competir, entramos na pista para nos qualificar, tentando a volta mais rápida. Com o resultado, o jogo te coloca em uma prova com jogadores que obtiveram tempos semelhantes e, após o warm-up, a corrida acontece, com ranking e pontuações.
As diferenças do Sport para a série tradicional
https://www.instagram.com/p/BSTraHHFFBN/?taken-by=revistaarkade
Neste Closed Beta, já deu para ter uma ideia das diferenças deste game com a série, já que ao invés de carregar um “7”, este game carrega um “Sport”, o que indica um projeto diferente do que estamos acostumados. As questões técnicas e gráficas não mudaram nada, apenas evoluiram, o que deixa bem claro que a ideia da Polyphony Digital não é a de mexer no gameplay da franquia, com tudo o que existiu nos games anteriores, devidamente atualizados.
A proposta, então, fica a cargo do espírito mais esportivo que vem com o game. Aquela enciclopédia de automóveis, que te permite correr com carros conceituais, carros de rua e até mesmo clássicos como o Fusca, agora te coloca em um espírito mais competitivo, com pontuação de milhagens (quando mais corre no jogo, mais pontos ganha), modos online totalmente inspirados nas competições automobilísticas reais, em uma ambição de transformar Gran Turismo em uma referência global em competições automotivas virtuais.
Não espere muito de GT Sport, se você quer um Gran Turismo totalmente diferente, mas pode ter certeza que, se você for fã da série, e curtir o “mais do mesmo” que eles oferecem, este game irá trazer muita diversão para você, mesmo com esta proposta bem diferente do que está acostumado a jogar há mais de vinte anos.
Gran Turismo Sport é exclusivo de Playstation 4 e tem lançamento previsto para este ano de 2017.