Preview Arkade: Jogamos Titan Souls e desafiamos sua grandiosidade na cena independente de games
O pessoal da Acid Nerve lançou um novo preview de Titan Souls para mostrar como ele está ficando tão perto de seu lançamento. Confira o que achamos deste game independente que respira o mesmo ar de jogos como Shadow of the Colossus, Dark Souls e Hotline Miami!
Desenvolvido na Ludum Dare 28, com o tema de You Only Get One — Você Somente Tem Um — Titan Souls foi desenvolvido com uma ideia clara em mente: Criar algo grandioso e único enquanto se mantém neste tema apresentado no evento. Assim, os três desenvolvedores da Acid Nerve criaram o projeto e o desenvolveu nestas momentâneas 72 horas disponibilizadas na Ludum Dare.
A premissa era simples, você controla um personagem que precisa derrotar vários inimigos em um estilo similar a Shadow of the Colossus ou dos complexos chefes encontrados na série Souls, mas o jogo tem um grande diferencial, com o nosso herói manuseado um arco com uma única flecha que retorna ao controlador quando ele para de se mover e se concentra para ativar esta habilidade.
Ludum Dare 28 ocorreu há quase três anos atrás e a Acid Nerve ficou ocupada desenvolvendo Titan Souls com o iminente lançamento para PC, PS Vita e PS4 no dia 14 de abril. E para nos dar um pequeno gosto do que estáa por vir, o trio disponibilizou a versão redux do protótipo na Steam.
O demo apresenta três inimigos, cada um deles com suas habilidades especiais e macetes para matá-los da melhor forma possivel. Logo de cara é notável como Titan Souls remete a sensação de estar em um lugar desconhecido que tanto gostamos em Shadow of the Colossus, desbravar o calmo universo e encontrar uma misteriosa caverna ainda dá arrepios pela curiosidade mórbida de descobrir o que há pela frente.
O mundo aberto acentua a experiência e nos deixa andar livremente pelo universo, porém com um objetivo claro. Após encontrar o inimigo — e eventualmente acordá-lo — você se adentra em um combate impiedoso onde a morte é o elemento mais recorrente.
A inspiração em jogos difíceis como Dark Souls e Hotline Miami é visível, você morre facilmente com um único golpe e a estratégia se encontra em passar por todos estes obstáculos e encontrar uma forma de disparar sua única flecha e acertar o ponto fraco do inimigo. O equilíbrio entre você e o gigantesco ser é justamente balanceada na fragilidade que ele tem, sendo que ele também pode morrer com um único golpe.
Sua jogabilidade é simples justamente pela simplicidade nos movimentos em torno da paciência que o jogador precisa possuir para desferir seus ataques, ou o único ataque caso ele seja habilidoso o bastante. Um dos botões faz com que o nosso herói dê uma rolada dinâmica e segurar este mesmo botão o faz correr um pouco mais rápido, o outro botão dispara a flecha com sua distância baseada no tempo em que você segurou este botão, enquanto segurá-lo também faz a flecha retornar mas para isso é preciso estar imóvel, algo extremamente desafiador quando temos monstros que te matam com um único golpe e que possuem controle total do cenário.
O senso de grandeza se intensifica ainda mais com poderosa trilha sonora de um dos desenvolvedores responsáveis pro Titan Souls, David Fenn. Cada uma das músicas acentuam perfeitamente ao clima do jogo e as trilhas durante uma batalha te dão a urgência e a adrenalina necessária para sentir que cada movimento é crucial, te entregando a satisfação de finalmente matar aquele inimigo ou a frustração de ter que voltar e tentar mais uma vez.
É difícil não pensar em Shadow of the Colossus com Titan Souls te dando a solidão similar ao que presenciamos na obra de Fumito Ueda. Sua trilha sonora é mais um componente que adiciona a este sentimento, com ritmos leves para os momentos mais calmos e instrumentos mais orquestrais para o combate.
A demonstração é curta e te deixa com aquela vontade de querer saber mais, até onde a criatividade dos desenvolvedores irão a respeito do design de monstros e qual é a história em torno deste herói e a sua necessidade de acabar com estes inimigos que, a primeira vista, não fizeram nada contra você — afinal, você é quem os acorda e os deixa no miserável fim.
Por fim, Titan Souls mostra como inspirações funcionam muito bem quando são utilizadas corretamente, você consegue sentir exatamente o que eles pretendiam ao se basear naquele jogo mas a identidade de Titan Souls continua intacta como um jogo desafiador, cativante e extremamente promissor.
Titan Souls sairá no dia 14 de abril para PC, PS4 e PS Vita. Você pode baixar e jogar a versão de demonstração em sua página no Steam.