Preview Arkade: jogamos a versão beta de Mighty No. 9 (no PC) e gostamos muito do que vimos!
Keiji Inafune, o pai do Megaman, acaba de disponibilizar a versão Beta do seu mais novo jogo: Mighty No. 9, para alguns apoiadores do projeto. Muito se espera do sucessor do nosso amado blue bomber. Será que dá para sentir um bom gostinho do que vem por aí? Descubra agora na nossa prévia do Beta de Mighty No. 9!
Essa primeira versão de Mighty No. 9 possui apenas uma fase e podemos ver que o jogo não está 100% ainda. A equipe da Comcept trouxe para os apoiadores que ajudaram na campanha do Kickstarter um aperitivo do que vem por aí, mas, mesmo em sua versão Beta, o jogo já começa a deixar o jogador ansioso para o ainda mais distante abril de 2015 (data prevista para o lançamento).
Configuração
Uma coisa muito legal é que o pessoal da Comcept se preocupou bastante com os jogadores que podem não possuir computadores muito bons. A versão para PC conta com inúmeros ajustes de textura, resolução, anti-aliasing, sombra e tudo mais. Claro que esse Beta pode não estar com gráficos alucinantes, mas isso mostra que eles querem ver você jogando tanto no seu super notebook ou naquele computador de escritório do seu pai.
A única coisa complicada nesse Beta é que se você não possuir um controle de Xbox, ou um de PS3 com emulador, no PC você vai sofrer bastante pra jogar. Não é possível configurar o teclado, mesmo o jogo dizendo que sim, e os comandos ficam espalhados de uma maneira bem estranha.
Interface
Como era de se esperar, aqui fica bem claro que o jogo está em fase de desenvolvimento. A Comcept usou uma paleta bem simples e optou por uma interface minimamente agradável para que o pessoal pudesse se situar nessa versão Beta.
A barra de vida de Beck tem um design bem básico e os power ups (falarei mais a frente) ficam meio soltos embaixo dela. Você demora um pouco para entender quantas vidas tem seu personagem e para que servem as opções do menu, mas depois de um tempo você se acostuma numa boa.
Mighty Buster
http://youtu.be/X6NJA7CyUBE
Assim como o clássico Megaman, o buster de Beck também não carrega, pelo menos nesse primeiro momento. Você pode disparar 3 tiros consecutivos em uma onda bem tranquila de repetição.
Mighty Dash
Inafune acertou em cheio nesse ponto, o dash de Beck torna o jogo bem mais divertido. A base do dash é igualzinha à que estamos acostumados, dá mais mobilidade ao personagem, possibilitando-o passar por pontos inalcançáveis com o pulo comum e, assim como seu “irmão mais velho”, Beck é capaz de dar pulos mais longos com o dash pressionado.
A grande sacada é que, assim como o buster, o dash de Beck funciona como uma arma. Ao acertar um inimigo, o mesmo entra em um estado de curto, nesse momento o jogador usa o dash e atravessa o personagem, destruindo e absorvendo sua energia vital. Essa mecânica de dash gera combos de acordo com a quantidade de inimigos que você absorve em sequência.
Caso você não queira absorver o inimigo, basta continuar atirando, ele vai explodir, mas de uma maneira bem menos interessante.
Mighty Power ups
Algo completamente novo para quem esperava um jogo mais parecido com Megaman. Ao absorver um inimigo, um sinal aparece sobre a cabeça de Beck indicando a ação de um novo power up. Os power ups não duram muito tempo e o próprio sinal que surge possui um contador, e eles também não são tão absurdos, trata-se de pequenos aumentos de dano, armadura e velocidade.
Esses power ups não possuem muitas utilidades neste primeiro momento, facilitando a destruição de personagens mais fortes e deixando você mais rápido, mas acredito que podem surgir muitas outras ferramentas durante o jogo, podendo incrementar ainda mais os desafios futuros.
Dificuldade
Bom, aqui vai de cada um, mas é nítida a proximidade que Mighty No. 9 tem com Megaman. Esse primeiro estágio apresentou inimigos bem posicionados e aquela velha idéia: ou você memoriza o que fazer ou jamais sairá vivo. Joguei diversas vezes e lá pela oitava vida consegui chegar quase ao fim do estágio sem levar dano. O que me deu mais dor de cabeça foi o boss e parece que o jogo entendeu isso, ou essa versão beta, por que depois da quarta morte começaram a chover vidas e ficou claro que eles queriam que eu, de algum modo, matasse esse fanfarrão.
Bom, acho que é isso ai. Fiquei muito feliz com essa versão e no e-mail que eles me mandaram já foi avisado que ela será constantemente atualizada. Pode ser que eles ainda coloquem uma fase ou duas a mais para teste. Espero que, assim como eu, vocês tenham gostado do que viram, pois fiquei ainda mais ansioso pelo game.
E para vocês sentirem como andam as coisas, fizemos um gameplay bem curtinho. É isso ai e até mais!