Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

3 de fevereiro de 2018

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

Faltando algumas semanas para o lançamento oficial de Past Cure, tivemos a chance de experimentar antecipadamente algumas partes do game, e gostamos muito do que vimos!

O que é Past Cure?

Past Cure é o primeiro game do estúdio independente Phantom 8, e os caras almejam criar uma experiência bastante densa, misturando ação cinematográfica, stealth com puzzles e generosas doses de terror.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

A história acompanha Ian, ex-soldado que foi “cobaia” de experimentos científicos que visavam aprimorar suas habilidades para níveis sobre-humanos. Ele ganhou poderes como telecinese e controle da mente… mas pagou com sua sanidade: quanto mais usa seus poderes, mais cresce sua insanidade. Agora,ele busca vingança daqueles que arruinaram sua vida.

A história “sujeito em busca de vingança” pode não soar lá muito original, mas a maneira como Past Cure aborda-a promete ser o grande diferencial do game: misturando o mundo real com o mundo dos sonhos — que mais parece o mundo dos pesadelos, na real –, a trama do game vai se desenrolando enquanto o jogador precisa se adaptar às situações e desafios das diferentes realidades.

O mundo dos sonhos

A demo começa com nosso amigo Ian preso em uma cela pra lá de sinistra. Que lugar é aquele, ou como chegamos lá é algo que ainda não sabemos, mas considerando que o tal “mundo dos sonhos” deve representar justamente a insanidade do protagonista, o clima perturbador deixa claro que a cabeça do cara está bem zoada.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

O clima da prisão não deve nada aos melhores jogos de terror.

Sair da cela é até fácil, porém, depois disso precisamos dar um jeito de sair da prisão propriamente dita, um ambiente enorme, escuro e assustador que não deve nada aos ambientes que vemos nos games de terror mais populares, como Resident Evil ou The Evil Within.

O clima desta área e a posição da câmera até me lembrou um pouco do recente The Evil Within 2, com o diferencial que aqui encarar os “monstros” não é realmente uma opção, e devemos evitar o contato com eles, esgueirando-se pelos cantos e evitando ao máximo fazer barulho.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

Além de alguns puzzles tradicionais — um deles uma charada de raciocínio lógico muito bem sacada — vez ou outra precisamos usar os “poderes” de Ian para prosseguir. Uma de suas habilidades lhe permite mandar uma projeção astral para fora do corpo, e seu “fantasma” pode chegar até lugares inacessíveis para seu corpo físico, podendo também realizar ações simples como puxar alavancas e acionar mecanismos.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

E aí, quem é o inocente nesta charada?

Já vimos algo do tipo em Beyond Two Souls, e aqui temos uma pegada semelhante, mas este é apenas um dos poderes de Ian, e na versão completa do game, acredito que poderemos explorar melhor a extensão de seus poderes.

O mundo real

Neste trecho da demo, estamos no décimo terceiro andar de um hotel chiquérrimo, e nossa missão é chegar até um quarto específico para impedir uma transação de uma droga envolvendo a companhia que nos usou de cobaia.

Obviamente, o lugar está sob forte vigilância, de modo que teremos que nos livrar de diversos seguranças armados se quisermos prosseguir, seja trocando tiros ou saindo “na mão” com eles.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

Ambientes claros e tiroteios mudam completamente o clima do game.

Nada de terror, aqui Past Cure se torna um shooter de ação com momentos de pancadaria cinematográfica que até lembram um pouco o que vemos em séries como Hitman ou Uncharted. O clima dark desaparece totalmente, e os saguões bem iluminados e elegantes nem parecem fazer parte do mesmo jogo que conhecemos pouco antes,

Conclusão

A mudança de clima destes dois trechos distintos da demo deixa uma forte impressão de que Past Cure será um jogo “2 em 1”: o mundo dos sonhos parece um survival horror com atmosfera pesada, puzzles e gameplay stealth, enquanto no mundo real temos correria, tiroteios e pancadaria dignas de um jogo de ação.

Preview Arkade: Past Cure mistura ação, puzzle, stealth e terror em um só game

Esta mistura me lembrou um pouco o ótimo Get Even, lançado pela Bandai Namco no ano passado, com o diferencial que aqui tudo é em terceira pessoa e o clima destoante do mundo real e do mundo dos sonhos acentua ainda mais as diferenças entre as duas realidades.

Salvo um pequeno ajuste que teve de ser feito na sensibilidade do mouse (essencial fazer isso, senão mal conseguimos jogar, pois fica impossível girar a câmera), no geral o jogo rodou muito bem no PC, com 60fps constantes, visual incrível e ótimos efeitos de lens flare e iluminação.

Eu já estava “no hype” por Past Cure desde a primeira vez que falei dele aqui na Arkade, e experimentar esta demo me deixou ainda mais ansioso para o que vem por aí. E o melhor: ele será lançado muito em breve — daqui a apenas 19 dias –, e se ainda não estava no seu radar, recomendo fortemente que você coloque-o agora.

https://youtu.be/kAQmLjn8zNM

Obviamente, iremos jogar a versão completa do game e trazer um review completo para você, então fique ligado. Past Cure chega no próximo dia 23, com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo

Comente nas redes sociais