Preview Arkade: A simplicidade explosiva de Recruits

13 de maio de 2015

Preview Arkade: A simplicidade explosiva de Recruits

Falamos semana passada sobre Recruits, o novo jogo do estúdio brasileiro QUByte e jogamos o título em nosso preview. Vem com a gente conferir nossas impressões sobre este título promissor.

O estúdio QUbyte (responsável pelo divertido HTR+) anunciou que está retomando o desenvolvimento do game Recruits (estancado em Early Access desde o ano passado) em parceria com a antiga responsável Commotion Games (Você pode ler mais sobre essa matéria aqui). A premissa é o controle de um grupo de até 4 soldados, em missões simples de resgate, stealth e sobrevivência, entre outras, utilizando táticas de estratégia para o sucesso da missão.

Testamos a versão 0.5.3, em early access na Steam.

A Simplicidade que simplifica

O game inicia de forma rápida, sem loadings ou delongas. A tela inicial é bem simples: Mostra seu usuário e os pontos de respeito (a funcionalidade não fica clara), informações de campanha (com os soldados do seu esquadrão e um memorial á lá X-Com), multiplayer, options e sair.

Preview Arkade: A simplicidade explosiva de Recruits
A campanha é muito simples, você seleciona os componentes (até 4) e a missão que será jogada. Os objetivos são descritos no início de cada missão, de forma rápida e direta. A falta de uma narrativa foge um pouco do foco de missões estratégicas, pois não possuem um contexto bem definido, apenas tem o intuito de completar os objetivos da fase.

Uma vez iniciada a missão, o game mostra seu esquadrão em uma visão isométrica, com barras de energia e stamina para cada membro, exibindo a munição e mira do soldado que está sendo controlado.

Gráficos e Áudio: Primeira linha

A primeira impressão é a do visual do game, construído com a Unreal Engine. Os aspectos naturais: Plantas, água, chuva e neve, assim como as explosões, são todos bem realistas.

Entretanto, as animações e o visual dos soldados (verdes companheiros, cinzas inimigos) são bem simplificados, não tendo muita personalidade. Em lugares cobertos seus soldados ficam azuis para melhor visualização, ao contrário dos inimigos, o que acaba aumentando a dificuldade.

Os sons seguem a simplicidade: As explosões e os efeitos naturais são bem agradáveis. O jogo possui música apenas na tela de menu e de game over, mas in-game não existem melodias que aumentem a empolgação durante a jogabilidade.

Preview Arkade: A simplicidade explosiva de Recruits

Gameplay: Mais ação, menos estratégia 

A questão estratégica, foco da proposta, não parece ter muita força no gameplay. Os comandos são apenas 4 (Move to: Move seus soldados para um local selecionado, Granade: Comanda um soldado a atirar uma granada, Supress: Comanda a seus companheiros a te darem cobertura e Regroup: Para seus soldados retornarem ao ponto onde você está) mas não são extremamente necessários para o cumprimento das missões.

Em relação aos seus companheiros de equipe, a IA é satisfatória, mas muito dependentes das suas ações (afinal, se trata de um jogo de estratégia) e em algumas missões, é mais fácil jogar controlando apenas um personagem.

O destaque vai para os inimigos: Eles te cercam e destroem mesmo nos níveis mais fáceis, de forma bem eficiente, sendo bem difícil escapar dessas situações.

Preview Arkade: A simplicidade explosiva de Recruits

Muitos dados, pouca informação

Os soldados possuem um sistema de ranking, á medida em que progridem pelas missões, assim como em clássicos games de estratégia. Esses dados não são explicados, os status dos soldados não são exibidos e essa evolução não é clara. O mesmo ocorre com os pontos de respeito (Respect Points) do usuário, algo que aparentemente será ser utilizado apenas a fins de pontuação.

Conclusão

O game tem gráficos incríveis (e requer uma máquina potente para isso, joguei com as configurações no médio para rodar fluido), fases bem diversificadas e um desafio alto. O game parece ter uma proposta mais casual, não possuindo dados de história e poucos objetivos a serem cumpridos nas missões.

Contudo, a simplicidade do gameplay, a falta de profundidade no modo campanha e os dados que não são aparentemente explicados mostram que a equipe da QUbyte terá trabalho a fazer até deixar o game pronto para lançamento. As expectativas sobre o título são enormes, por isso fica nossa torcida para que Recruits seja mais um grande lançamento brasileiro.

Joao Bonorino

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